Diário do Alentejo

Beja: Obras no mercado arrancam até final de junho

05 de fevereiro 2020 - 16:20

As obras de requalificação do Mercado Municipal de Beja deverão arrancar até ao final de junho deste ano, num investimento de quase 2,1 milhões de euros. "Assim que o contrato [da empreitada] obtiver o visto do Tribunal de Contas, as obras iniciarão de imediato", o que deverá ocorrer "durante o primeiro semestre deste ano", ou seja, até ao final de junho, diz o presidente da autarquia, Paulo Arsénio.

 

As obras são uma "aposta forte" do atual executivo da Câmara de Beja e vão permitir "requalificar e modernizar o mercado e dotá-lo de condições dignas" para "poder voltar a ser uma importante unidade comercial" da cidade. O município, promotor da empreitada, já aprovou a adjudicação das obras e vai assinar o contrato com o consórcio que venceu o concurso público e depois remetê-lo ao Tribunal de Contas, disse.

 

Segundo a Câmara de Beja, devido às características e aos constrangimentos do edifício, o mercado tem as suas capacidades e potencialidades "condicionadas" e registado "um decréscimo de operadores". Este decréscimo e a instalação de unidades comerciais de grandes dimensões nas proximidades têm, segundo o autarca, "estrangulado a competitividade" do mercado no "universo comercial da zona central de Beja".

 

As obras vão incluir a criação de "ilhas de bancas" na ala norte, onde ficarão os setores hortofrutícola e de peixe e que será a "zona de excelência" do mercado. Na zona central e na ala sul será criada uma praça com bancadas amovíveis para mercados de produção e temáticos e zonas para eventos socioculturais e o piso superior será convertido em zona de escritórios. O aumento da área comercial através do aproveitamento de todos os espaços de lojas existentes no anel do mercado para novos espaços comerciais e criação de zonas de esplanada para restauração e cafetaria e de um complexo frigorífico são outras intervenções previstas.

 

Antecipando o início da empreitada, o mercado municipal vai fechar parcialmente a partir de sábado e totalmente no dia 29 deste mês e só reabrirá após o fim das obras, no próximo ano. O município instalou bancas e contentores no Largo de Santo Amaro, junto ao castelo, onde os vendedores de produtos hortofrutícolas e artesanato vão operar a partir de segunda-feira e os de peixe a partir de dia 02 de março e até à reabertura do mercado já requalificado.

 

Os restantes comerciantes com estabelecimentos concessionados no mercado e que assinaram acordos com a câmara vão operar em vários espaços na cidade contratados pelos próprios e receber do município uma compensação pecuniária mensal para fazer face às despesas com a reinstalação.

Comentários