Diário do Alentejo

“Tradições do saber fazer e receber” em Barrancos

12 de abril 2024 - 12:00
ExpoBarrancos 2024 – XVI Feira do Presunto e dos Enchidos de Barrancos entre hoje e domingo
Foto | Ricardo ZambujoFoto | Ricardo Zambujo

Considerado como um evento “de referência a nível regional”, a ExpoBarrancos oferece ao público, ao longo de três dias, experiências culturais e gastronómicas únicas, possibilitando aos visitantes a degustação do “melhor presunto do mundo”.

 

Texto José Serrano

 

Decorre, de hoje a domingo (12 a 14), no parque de feiras e exposições, a ExpoBarrancos 2024 – XVI Feira do Presunto e dos Enchidos de Barrancos, certame da responsabilidade da câmara municipal da vila raiana. Realizada pela primeira vez em 2007, com o objetivo de divulgar os produtos locais e promover o concelho em termos turísticos, o evento é, atualmente, “de referência a nível regional”, acentua o presidente da autarquia, Leonel Rodrigues. “Hoje, fruto daqueles que decidiram investir nesta terra, o presunto de Barrancos – o melhor do mundo – e a paleta de Barrancos, ambos certificados como DOP – Denominação de Origem Protegida, são uma referência nacional e internacional”, refere.

Para além destes dois produtos, também, o catalão, o paio, os queijos, o mel e as compotas, “entre outros produtos de qualidade”, fazem parte de um rol de “produtos locais de excelência, no qual continuaremos a apostar”, possibilitando o certame, aos seus produtores, um palco de excelência para a sua divulgação. “Este evento é, por isso, uma montra do cabaz made in Barrancos”, constituindo-se, paralelamente, como uma vitrina mais abrangente, com produtos de todo o Alentejo, e de outras regiões do País, e dos territórios espanhóis da Extremadura e da Andaluzia, elucida. Desta forma, a ExpoBarrancos, “para além de dar a conhecer as empresas e os produtos do concelho, cria sinergias na economia local, com impacto direto e positivo em vários setores”, gerando “riquezas complementares, associadas a possíveis negócios futuros, à dinamização do setor da agropecuária, da restauração, da hotelaria, do alojamento local e do turismo rural”. Complementarmente, é uma oportunidade “para dar a conhecer o território e o seu potencial turístico, não só do concelho mas de toda a região, ajudando, igualmente, na promoção da cultura e do património local”.

A feira, que celebra as “tradições do saber fazer e do saber receber”, características identitárias “do povo desta região”, obedece a uma lógica gastronómica – “uma experiencia inigualável e inesquecível, proporcionando iguarias que só em Barrancos podem ser degustadas” – e cultural, através da oferta de várias atividades, cujo principal objetivo é o de promover “a rica herança histórica, proporcionando a todos uma experiência única”.

Para além “dos inúmeros momentos gastronómicos de degustação”, o programa da ExpoBarrancos 2024 contará com atividades destinadas às crianças, com atuações de vários grupos locais e de sevilhanas, de bandas de música, concertos e animação proporcionada por DJ, iniciativas que decorrerão ao longo de todo o dia, prolongando-se a festa pela noite dentro.

Sobre as expetativas para esta 16.ª feira, Leonel Rodrigues, deseja, para além de manter o “sucesso registado em todas as edições anteriores”, a presença, este ano, de “ainda mais visitantes”, possibilitando o certame a concretização “de possíveis negócios futuros e a promoção efetiva de produtos e de Barrancos, como local de escolha para investimento e para o turismo”.

Comentários