Diário do Alentejo

A primeira semana sem censura

03 de maio 2024 - 12:00
50 anos de Abril

Texto Aníbal Fernandes

 

Como não podia deixar de ser, as capas do “Diário do Alentejo”, na semana que se seguiu ao 25 de Abril de 1974, foram (quase) exclusivamente ocupadas com assuntos que até aí nunca poderiam ser impressos: libertação de presos políticos; 1.º de Maio; Catarina Eufémia…

Até a popular coluna “Zunzuns das Portas de Mértola” trocou a temática habitual por notícias mais de acordo com a época que se vivia: “Assinala-se neste fim-de-semana um maior (e mais alacre) movimento na meia-laranja (baixa citadina), com grupos comentando livremente os acontecimentos políticos”, lia-se na edição de sábado, 27.

No entanto, na última página do mesmo número, ainda se dava notícia de uma detenção por motivos políticos, por parte da PSP de Beja, no dia anterior: “O detido foi o sr. José António Ciríaco, de 38 anos, cauteleiro, homem inválido que se faz transportar num carrinho motorizado, em virtude de amputação de ambas as pernas, o qual circulava na via pública com um cartaz cuja legenda reclamava a extinção da P. I. D. E. (Direcção-Geral de Segurança) que, aliás, fora dissolvida horas antes pela Junta de Salvação Nacional e a libertação dos presos políticos, o que também veio a acontecer. Ao fim da tarde, um oficial do R. I. 3, esteve na esquadra para libertar o referido cidadão, o que efectivamente aconteceu”.

Os tempos tinham mudado, mas havia quem ainda não tivesse dado por isso…

 

Passa uma semana do 25 de Abril

Comentários