Diário do Alentejo

Os 50 anos do 25 de Abril

06 de abril 2024 - 12:00
Concertos, exposições, cinema, apresentação de livros, atividades desportivas e fogo de artifício são algumas das propostas dos municípios do distrito de Beja que visam assinalar o cinquentenário da revolução
Ilustração | Susa Monteiro/ArquivoIlustração | Susa Monteiro/Arquivo

AljustrelUm concerto com os Anjos e a banda da Sociedade Musical de Instrução e Recreio Aljustrelense (Smira), na praça da Resistência, dará início, na noite do dia 24, a partir das 22:00 horas, ao espetáculo comemorativo do cinquentenário da Revolução de Abril. Seguir-se-á a evocação ao 25 de Abril pelo presidente da câmara e uma atuação, em uníssono, dos grupos de cante alentejano do concelho. A noite terminará com o habitual fogo de artifício e animação a cargo do DJ Brazoff, com um “Remember 70’s”. No dia 25, a partir as 10:30 horas, terá lugar o hastear da bandeira no edifício dos paços do concelho, que contará com a participação do coro da Universidade Sénior, o raid cicloturista do concelho e atividades infantis no jardim 25 de Abril, para além da cerimónia de homenagem aos combatentes de guerra do concelho, agendada para as 11:00 horas. A sessão solene da Assembleia Municipal Evocativa do Cinquentenário do 25 de Abril, com homenagem aos eleitos locais desde 1974 e participação de vários projetos musicais do concelho, realizar-se-á às 15:00 horas, no parque desportivo, sendo seguida de um concerto com a banda Opoente, às 17:30 horas, na praça da Resistência. O programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril, que decorrerá até ao dia 28, propõe ainda, entre outras iniciativas, a inauguração da exposição “Da Resistência à Liberdade – do fundo à superfície”, no museu municipal (dia 24, às 18:00 horas), uma oficina de escrita criativa subordinada ao tema “Liberdade”, com Luís Miguel Ricardo (dia 18, às 18:00), e a inauguração do Espaço/Arte João Duarte (dia 6, às 15:00 horas).

 

AlmodôvarO programa das comemorações da Revolução dos Cravos em Almodôvar propõe para o dia 24, com início às 10:00 horas, uma “caminhada pela vida e liberdade”, que incluirá um momento musical com o grupo Beira Serra e a atuação de alunos do Agrupamento de Escolas de Almodôvar. Será ainda inaugurada, nas paredes do pavilhão gimnodesportivo municipal e no jardim dos Bombeiros, a mostra “Desenhos em 50 painéis”, da responsabilidade dos alunos do referido agrupamento. Às 22:00 horas o Complexo Multiusos das Eiras acolherá o concerto dos 50 anos de Abril, com a Associação Orquestra Clássica de Almodôvar, e, à meia-noite, o tradicional espetáculo piromusical. Na manhã do dia 25, a partir das 09:00 horas, haverá jogos tradicionais, um desfile do corpo de Bombeiros Voluntários de Almodôvar, a cerimónia oficial do hastear da bandeira, a inauguração do Complexo Multiusos das Eiras e a sessão solene comemorativa do 50.º aniversário do 25 de Abril. A anteceder a degustação de produtos da restauração local e o almoço de confraternização aberto ao público, às 13:00 horas, no complexo das Eiras, haverá ainda momentos musicais com o Grupo Coral Feminino Flores do Campo e com os alunos da AEC de cante alentejano do 4.º ano do Agrupamento de Escolas de Almodôvar. Do vasto programa das comemorações, que terminarão a 29, destaque ainda para a palestra “Conversas de Abril – Revolução de Abril de 74 e o valor da democracia”, com Fernando Rosas e António Bota (dia 19, às 10:30 horas, no cineteatro), e para o “Concerto Multimédia Comentado: 25 de Abril| 24 horas| 50 anos”, por Rui Santana e Filipe Pilar, nos dias 19 (21:00 horas) e 29 (15:30 horas), no cineteatro.

 

AlvitoAP Braga e os Adiafa sobem ao palco da praça da República de Alvito na noite do dia 24, a partir das 21:30 horas, no âmbito das comemorações do 25 de Abril, seguindo-se, à meia-noite, fogo de artifício. As celebrações no dia seguinte, na sede de concelho, terão início às 09:30 horas, com jogos de malha e futsal, estando agendada para as 10:30 horas uma parada em frente da Câmara de Alvito, com atuação da Banda Filarmónica Liberalitas Julia. Meia hora depois, terá lugar, nos paços do concelho, a assembleia municipal extraordinária, e, às 13:00 horas, um almoço convívio. A programação para Alvito reserva, ainda, a partir das 14:30 horas, baile com João Lérias, a atuação dos grupos Coral Rama Verde e de Cante Coral Alentejano de Alvito e intervenções alusivas à efeméride.

 

Beja A praça da República, em Beja, será palco, a partir das 21:30 horas do dia 24, de um espetáculo comemorativo do cinquentenário da Revolução de Abril, que contará com as atuações da Banda da Sociedade Filarmónica Capricho Bejense, dos UHF, que apresentam “A herança do andarilho”, de Mundo Segundo & Sam The Kid e ainda do DJ Mikas. Às 21:00 do dia 25 subirão ao mesmo palco o grupo Improvisados e, uma hora depois, os D.A.M.A. & Bandidos do Cante. O programa do cinquentenário, que se prolonga até 21 de dezembro, reserva, ainda, para este mês de abril, a inauguração de três grandes exposições de rua – “Uma pequena luz vermelha – Cravo, a flor da liberdade”, de cartazes da coleção Ephemera (Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira), “Abril 74/75 – Um ano de ‘Diário do Alentejo’, no calor da Revolução” e “Beja na Revolução de Abril”, com curadoria de Constantino Piçarra –, o ciclo de cinema “25 de Abril, 50 anos em filmes”, no Pax Julia Teatro Municipal, com destaque para “Outro País”, de Sérgio Tréfault (dia 23, às 21:30 horas), e a sessão solene da Assembleia Municipal de Beja, no dia 25, no jardim público.

 

Castro VerdeAs comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Castro Verde iniciam-se no dia 24, às 21:30 horas, no cineteatro municipal, com o espetáculo do fadista Camané, que contará também com a participação dos grupos corais Os Ganhões de Castro Verde e As Ceifeiras de Entradas. Após o concerto, decorrerá uma arruada com a Banda da Sociedade Recreativa e Filarmónica 1.º de Janeiro até ao largo da feira e um espetáculo de fogo de artifício. No dia 25, às 09:00 horas, hastear-se-á a bandeira, na praça do Município, e dar-se-á início às “Manhãs da Liberdade” nas freguesias de Entradas, Casével, Castro Verde, São Marcos da Ataboeira e Santa Bárbara dos Padrões com torneios, caminhadas, animação musical, insufláveis, ateliês de pintura, sardinhadas e distribuição de cravos. Às 10:00 horas o fórum municipal recebe ainda a Assembleia Municipal Extraordinária Evocativa dos 50 anos do 25 de Abril. Do vasto programa de comemorações, incluído no Festival Primavera de Abril, destaque ainda para o ciclo de cinema em homenagem à revolução, a exposição “Arte Sem Liberdade” dos alunos do Projeto Cultural de Escola, a apresentação da peça de teatro “Aloha” (dia 27 às 21:30 horas) e para o concerto de encerramento das festividades com Carolina de Deus (dia 30, às 21:30 horas, no cineteatro municipal).

 

CubaIntegrado nas comemorações dos 50 anos de Abril em Cuba, o largo Conde da Esperança (Bica) recebe na noite do dia 24, às 21:30 horas, um espetáculo que juntará em palco os Quinta do Bill e a Banda da Sociedade Filarmónica Cubense 1.º de Dezembro para um concerto sinfónico. Para esse mesmo dia, às 20:00 horas, está agendado um encontro de grupos corais, com Flores do Alentejo, Bafos de Baco, Ceifeiros de Cuba e Raízes do Cante. À meia-noite terá lugar o tradicional fogo de artifício. Na manhã do dia 25 os destaques, em Cuba, vão para um mercadinho da primavera, no parque Manuel de Castro, para a sessão solene de homenagem à Revolução, na biblioteca municipal, e para um almoço comemorativo do 25 de Abril, no pavilhão dos bombeiros. Destaque ainda, na programação para este mês de abril, para as conferências “O papel do poder local democrático no pós 25 de Abril de 1974” (dia 18, às 18:00 horas), e “Os 50 anos do 25 de Abril de 1974” (dia 26, às 18:00 horas), no Museu Literário Casa Fialho de Almeida, e para a exibição do documentário de Sérgio Tréfault “Outro País”, na biblioteca municipal (dia 21, às 17:30 horas). Patente ao público, na biblioteca, está ainda a exposição “25 de Abril, ontem e hoje – Evocação, Memória e Luta”, que marcou o arranque das comemorações que se prolongarão até maio.

 

FerreiraA atuação do grupo Fio da Navalha e um espetáculo piromusical e de multimédia são as propostas para a noite de 24 em Ferreira do Alentejo. As iniciativas, que terão lugar no jardim público, serão antecedidas de uma alocução a cargo do presidente da câmara, com início agendado para as 22:00 horas. No dia 25 de Abril, destaque para uma homenagem aos combatentes, com concentração às 10:30 horas, na junta de freguesia, a que se seguirá, meia-hora depois, a deposição de uma coroa de flores no cemitério municipal. As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril prosseguirão às 15:30 horas, junto ao jardim público, com “Portugal em Ferreira”, uma mostra da cultura e arte tradicional das regiões de Portugal, que incluirá atividades artesanais e grupos de música tradicional portuguesa. Destaque, ainda, para a conferência/concerto “Antes e depois – As canções de Abril”, com os UHF, no dia 19, às 21:00 horas, no Centro Cultural Manuel da Fonseca.

 

Mértola “Zeca Sempre – Comemorar o 25 de Abril” é o nome do concerto que terá lugar no dia 24, às 21:30 horas, no Cineteatro Marques Duque. Para o dia em que se assinalam os 50 anos da Revolução de Abril, está agendada a Corrida 25 de Abril, com início às 09:00 horas, e a sessão solene de comemoração do cinquentenário da Revolução, às 10:00 horas, no salão nobre. Até ao dia 4 de maio, estará ainda patente, na Casa das Artes Mário Elias, a exposição “25 de Abril 1974/2024 – 50 Anos de Democracia 50 Anos do 25 de Abril”, e, do próximo dia 18 a 20 de junho, a biblioteca municipal acolherá a mostra “50.º aniversário do 25 de Abril: antes e depois – testemunhos e ilustrações”. Destaque, ainda, para o espetáculo “Cantar Abril”, pelo Grupo Comunitário de Artes Performativas com Celina da Piedade (dia 9, às 18:30 horas), no Cineteatro Marques Duque, para a exibição do documentário “Outro País”, de Sérgio Tréfault, também no cineteatro (dia 19, às 21:30 horas), e para a iniciativa “Fórum do património: 50 anos do 25 de Abril: As autarquias e a salvaguarda do património”, no Núcleo de Arte Sacra do Museu de Mértola Cláudio Torres (dia 30, às 15:00 horas).

 

Moura As comemorações em Moura incluem uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal comemorativa do cinquentenário do 25 de Abril, agendada para as 21:00 horas do dia 24, a que se seguirá, à meia-noite, o lançamento de fogo de artifício. No dia seguinte, os festejos terão início às 08:00 horas, com um torneio de malha, no parque municipal de feiras e exposições. Às 09:00 horas será içada a bandeira no edifício dos paços do concelho. Serão ainda oferecidos cravos por todo o concelho.

 

OdemiraMarco Rodrigues e Richie Campbell (dia 24), Capitão Fausto e Xutos e Pontapés (dia 25), Wet Bed Gang (dia 26) e a Banda Filarmónica de Odemira, com Pedro Mestre e o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento e a participação de Mariana Martins e Sónia Barradas (dia 27), são os convidados musicais que animação as noites em Odemira no âmbito do cinquentenário do 25 de Abril. O programa reserva, ainda, para o dia 24, entre outras propostas, o espetáculo de novo circo “Planeta trampoli – back 2 classics”, pelo Teatro Só (21:00 horas), e de artes performativas “A fogosa liberdade de um coração que chora”, de Jessica Barreto (às 21:30 e às 22:30 horas), e “A tua liberdade”, pelo teatro da Targala (23:30 horas). À meia-noite terá lugar, também na praça da República, a cerimónia do hastear da bandeira, seguida de um espetáculo piromusical. No dia em que se assinalam os 50 anos da Revolução decorrerá, às 11:30 horas, a sessão solene da Assembleia Municipal de Odemira, no Cineteatro Camacho Costa. Durante a tarde haverá ateliês imersivos para famílias e crianças e concertos com Ginskeys, Duo Kamandro e Suspeitos do Costume e, à noite, espetáculos de artes performativas e de novo circo, por Jessica Barreto e Teatro Só, respetivamente. Para que “toda a vila seja vivida em ambiente de festa e comemoração”, os artistas irão apresentar-se em quatro palcos distribuídos por diferentes espaços: Palco Liberdade (jardim Ribeirinho), Palco Revolução (largo Miguel Bombarda), Palco Abril (largo Brito Pais) e Palco Igualdade (jardim Sousa Prado). A cerimónia de abertura das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, que decorrerão até ao dia 28, está agendada para o dia 13, às 15:00 horas, na Biblioteca Municipal José Saramago.

 

OuriqueA plantação de cravos e canções de Abril pelos alunos do concelho de Ourique dão início, às 10:30 horas, na biblioteca municipal, às comemorações da Revolução dos Cravos do dia 24, que reservam, ainda, para esse dia, uma homenagem aos antigos presidentes da Junta de Freguesia de Ourique (18:00 horas). Às 21:00 horas, terá lugar, no pavilhão multiusos, a noite cultural “Da cultura e da identidade nasce a liberdade”, com artistas do concelho. 50 Anos de Poder Local no Concelho de Ourique é o nome do livro que será apresentado no dia 25, às 15:00 horas, no Cineteatro Sousa Telles. Patente ao público está, ainda, a exposição “O 25 de Abril de 1974 na imprensa”, e no dia 11, às 18:00 horas, na biblioteca municipal, será inaugurada a mostra “A liberdade não vem com manual de instruções”, de Luís Afonso, que contará com a presença do autor. Destaque, ainda, para a exibição do filme “Revolução (sem) sangue”, no Cineteatro Sousa Telles, com a presença do crítico de cinema Rui Pedro Tendinha e de outros elementos do elenco e realização (dia 18, às 21:30 horas), e para o espetáculo musical “Vozes da Revolução”, também no cineteatro (dia 20, às 21:30 horas).

 

SerpaNo dia 24 a praça da República, em Serpa, recebe o espetáculo comemorativo do 25 de Abril, que integrará intervenções alusivas à data, atuações do Grupo Coral da Academia Sénior de Serpa e do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, espetáculo musical com o grupo Boémia, arruada com a Banda da Sociedade Filarmónica de Serpa e fogo de artifício. Do vasto programa que visa assinalar os 50 anos da Revolução dos Cravos, e que decorrerá durante o ano, os destaques vão ainda para o ciclo de conversas intitulado “Liberdade: a paz, o pão, habitação, saúde, educação”, que terão lugar, no Musibéria, nos dias 20, 21, 27 e 28 deste mês e ainda no dia 4 de maio. Patente ao público na biblioteca municipal, entre os dias 20 deste mês e 31 de maio, estará ainda a exposição “50 Anos… E depois?? Capitalismo não…”.

 

Até ao momento do fecho desta edição do “Diário do Alentejo” não foi possível apurar a programação comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril dos concelhos de Barrancos e Vidigueira.

Comentários