Diário do Alentejo

Mais um passo na construção da Economia Circular do Plástico
Opinião

Mais um passo na construção da Economia Circular do Plástico

Sofia Colares Alves, representante da Comissão Europeia em Portugal

28 de outubro 2019 - 09:50

As alterações climáticas tornaram-se, nos últimos anos, num dos temas mais sensíveis aos olhos dos cidadãos europeus. Dados do “Eurobarómetro” publicado em abril revelam que 87 por cento dos portugueses avaliam esse tema como “muito sério” e apontam a redução do consumo de plástico como uma das principais medidas a adotar, do lado do consumidor. A União Europeia (UE) está fortemente empenhada na luta contra as alterações. Na senda do que está a ser feito, no passado dia 20 de setembro, mais de 100 parceiros públicos e privados assinaram a Aliança para a Economia Circular do Plástico – inserida na Estratégia Europeia para os Plásticos na Economia Circular. O objetivo é simples, mas promete ter um impacto significativo nas metas europeias de sustentabilidade até 2050: reciclar anualmente 10 milhões de toneladas de plástico para fabricar novos produtos na Europa.

Em novembro de 2018, a Comissão Europeia (CE) anunciou a sua estratégia a longo prazo para atingir uma economia neutra em carbono até 2050. No mês seguinte, e já numa fase de concretização da estratégia, divulgámos a Aliança, que foi imediatamente submetida a avaliação. Dado que se verificaram insuficiências na capacidade de oferta dos fabricantes de materiais plásticos, a assinatura da Aliança foi adiada Agora, com todas as condições reunidas e o fosso entre oferta e procura corrigido, a UE avança em direção a uma Europa mais sustentável. As ações a tomar incluem: melhorar a conceção dos produtos de plástico para os tornar mais recicláveis; definir uma agenda de investigação e desenvolvimento para o plástico no quadro de uma economia circular; e estabelecer um sistema de monitorização transparente e fiável para acompanhar todos os fluxos de resíduos de plástico na UE.

 

É urgente alterar os nossos hábitos de consumo e produção de plástico. Anualmente são recolhidas 27 milhões de toneladas de plástico na Europa, das quais menos de um terço vai para unidades de reciclagem. Uma parte significativa desta quantidade é exportada da UE para tratamento em países terceiros que, em alguns casos, aplicam normas ambientais menos exigentes. Estima-se que, na Europa, apenas cinco por cento de embalagens de plástico permaneçam em circulação após uma utilização; o resto é descartado – o que resulta em mais de 80 mil milhões de euros perdidos todos os anos. A Aliança agora assinada vem reforçar o papel da UE na transição para uma economia circular neutra em carbono, por um futuro sustentável e responsável.

Comentários