Diário do Alentejo

O mundo contra a covid-19
Opinião

O mundo contra a covid-19

Sofia Colares Alves, representante da Comissão Europeia em Portugal

01 de julho 2020 - 14:00

O mundo uniu-se em prol do bem comum. Para desenvolver, produzir e distribuir uma vacina que chegue a todos, vários países e organizações participaram na conferência de doadores liderada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no dia 4 de maio, e angariaram, em apenas três horas, 7,4 mil milhões de euros, dos quais 1,4 mil milhões provenientes do orçamento europeu. No seu conjunto, instituições e estados-membros da União Europeia contribuíram com cerca de quatro mil milhões.

 

É uma resposta geopolítica, como tinha prometido a nova Comissão, e que eleva a voz e os valores da União Europeia e de quem os partilha. Foi um primeiro passo da resposta mundial ao coronavírus, que quer ser uma parceria concreta e evitar uma lógica concorrencial no desenvolvimento das soluções de que todos precisamos.

 

Portugal deu resposta ao pedido da presidente Ursula von der Leyen, anunciando uma contribuição de um euro por cada português, incluindo uma parte pública e contribuições de empresas privadas e de organizações da sociedade civil. Esta contribuição soma-se ao reforço já anunciado da contribuição para a Organização Mundial da Saúde, há alguns dias, igualmente importante para uma Europa global e solidária.

 

Entrámos numa nova fase, de desconfinamento parcial e de regresso à atividade. Cautelosamente, podemos pensar que o pior terá passado. No entanto, só avanços nos instrumentos terapêuticos e de diagnóstico e, sobretudo, na muito procurada vacina, nos poderão dar essa certeza. E devemos garantir que essas soluções chegam a todos, pela importância da solidariedade nesta resposta, mas também porque só poderemos descansar quando toda a população mundial estiver livre da doença. Para que possamos voltar às nossas vidas, é essencial que se construam soluções que melhorem o diagnóstico e a terapêutica da covid-19 e que se desenvolva a vacina contra o SARS-CoV-2. 

 

Para além de convocar a conferência de doadores, a União Europeia fica responsável pela recolha das promessas, sendo que dinheiro será distribuído diretamente aos destinatários, de acordo com as necessidades identificadas pelo grupo de cientistas e peritos do Conselho de Monitorização da Preparação Global. Esta conferência assenta na cooperação internacional e multilateral, refletida nas parcerias assumidas com a Organização Mundial da Saúde, as Nações Unidas e o Banco Mundial, instituições que a União Europeia tem vindo a apoiar durante esta crise (…)

 

A luta contra a covid-19 precisa de todos: governos, organizações internacionais, fundações e organizações não-governamentais, sociedade civil, empresas. A maratona de angariação de fundos vai continuar e todos - sociedade civil e cidadãos em todo o mundo - estão convidados a aderir a esta iniciativa. O dinheiro é necessário, mas mais importante é a certeza de que, querendo, podemos mobilizar-nos em conjunto numa ação solidária sem precedentes.

 

Juntos, conseguiremos uma resolução mais rápida e mais justa para a pandemia, um motivo de orgulho para todos os europeus. 

Comentários