Diário do Alentejo

Castro Verde reivindica novo posto da GNR na vila

21 de maio 2020 - 13:05

O presidente da Câmara de Castro Verde, reivindicou ao Governo a construção de um novo posto da GNR na vila para substituir o atual, que está "muito degradado e em péssimas condições”. O posto está instalado num edifício da autarquia, que é "muito antigo" e está "muito degradado e em péssimas condições", diz António José Brito.

 

Por isso, o município "reivindica e defende a construção de um novo posto da GNR que tenha condições", explicou o autarca, frisando tratar-se de "uma reivindicação muito antiga", que já foi feita a diversos Governo por vários executivos da Câmara de Castro Verde e "à qual nunca foi dada resposta".

 

O autarca falava à Lusa após ter reunido a seu pedido, em Lisboa, com o secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, para alertar o Governo para o estado de degradação do atual posto da GNR e reivindicar a construção de um novo. O atual posto da GNR "só não está mais degradado porque a câmara tem feito alguns arranjos necessários, mas têm sido sempre remendos", referiu.

 

António José Brito defendeu que Castro Verde precisa de um novo posto da GNR porque o atual está "em péssimas condições" e também porque o município "está numa encruzilhada entre vários concelhos", é "um centro de grande circulação", já que é atravessado pela A2 - Autoestrada do Sul, entre Lisboa e o Algarve, o Itinerário Principal 2 e as estradas nacionais 2 e 123, e tem a mina de Neves-Corvo, onde trabalham mais de duas mil pessoas.

 

O autarca disse que notou haver "total sensibilidade em relação ao assunto" da parte do secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, que se mostrou "conhecedor do problema e da necessidade" de o Governo e a autarquia o resolverem. "A reunião teve um resultado muito positivo e creio que encontrámos um patamar de entendimento [entre o Governo e a autarquia] para se começar a fazer um caminho mais concreto para a resolução do problema".

 

Neste sentido, referiu, a câmara vai identificar um terreno para a construção do novo posto da GNR e a Secretária de Estado da Administração Interna "está disponível para depois fazer o resto do caminho", nomeadamente o projeto e a empreitada. "É certo que o processo tem de ser inscrito no plano de intervenção do Governo em diferentes postos da GNR no país, mas é já o princípio de um caminho que vamos percorrer com grande expecta0tiva e total esperança de que vamos conseguir resolver este problema", rematou o autarca.

Comentários