Diário do Alentejo

Évora: PCP critica falta de financiamento dos bombeiros

14 de maio 2020 - 17:50

O PCP diz que a falta de financiamento é o "principal problema" identificado pelas associações de bombeiros do distrito de Évora, que se "acentuou de forma grave" devido à pandemia da covid-19. O alerta foi feito em comunicado pela Direção da Organização Regional de Évora (DOREV) do PCP, após ter realizado uma audição com a quase totalidade das associações de bombeiros do distrito e a sua federação distrital.

 

Segundo os comunistas, a falta de financiamento foi o "principal problema" identificado de entre os vários assuntos abordados pelas associações, tendo sido apontado como "um problema crónico" que se "acentuou de forma grave" devido a pandemia da covid-19. "A generalidade das associações de bombeiros destacou a questão do financiamento como sendo o seu principal problema e chamou a atenção para os impactos que tem no presente" das corporações, adianta.

 

Os comunistas indicaram que as associações de bombeiros avisaram "para a possibilidade de, no futuro, vir mesmo a comprometer a resposta ao socorro das populações, caso não sejam tomadas medidas para o resolver".

 

A estrutura de Évora do PCP deu conta também do descontentamento das corporações em relação à alegada "falta de envolvimento dos bombeiros na definição da resposta a dar" à pandemia da covid-19. A falta de incentivo ao voluntariado e de proteção social dos bombeiros em situação de acidente de serviço, assim como as dificuldades no acesso a linhas de financiamento para renovação de frotas de veículos e equipamentos foram outros dos temas discutidos.

 

Também estiveram em cima da mesa "atrasos no pagamento de serviços prestados aos serviços de saúde, as dificuldades da relação com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), o desconhecimento da diretiva financeira para o combate aos incêndios e as dificuldades no acesso ao Equipamento de Proteção Individual (EPI) integral", acrescentaram os comunistas.

Comentários