Diário do Alentejo

Covid-19: Idosa de Serpa internada no Hospital de Beja

01 de abril 2020 - 18:00

Uma idosa de 80 anos, utente de um lar no concelho de Serpa ,está infetada com covid-19 e internada desde terça-feira no hospital de Beja, indicou o gabinete de comunicação da unidade hospitalar. A doente “foi testada”, tendo o resultado confirmado a infeção causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), e encontra-se “internada, desde terça-feira, numa enfermaria, num piso dedicado a doentes covid-19”.

 

A administração da ULSBA destacou à Lusa que a utente internada encontra-se "estável”. A idosa, utente do lar do Centro Social São Jorge e Senhora das Pazes, em Vila Verde de Ficalho, no concelho de Serpa, foi transportada para a unidade hospitalar, na segunda-feira, por elementos da corporação dos bombeiros local.

 

“Fomos solicitados, a pedido da Linha SNS24, na segunda-feira, para realizar o transporte da mulher para o hospital de Beja, por suspeita de covid-19”, adiantou o comandante da corporação, José Cataluna, explicando que a idosa foi “transportada com todos os cuidados” e ficou na unidade hospitalar.

 

O presidente da Câmara de Serpa, Tomé Pires, esclareceu hoje à Lusa que o Lar do Centro Social São Jorge e Senhora das Pazes, "o único" existente em Vila Verde de Ficalho, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e “tem acordo com a Segurança Social”. Na sequência deste caso confirmado de covid-19, foram iniciados testes aos utentes e funcionários, frisou.

 

“Ao final da tarde e até à noite de terça-feira, foram feitos os testes a todos os utentes”, ou seja, aos “cerca de 30” idosos que o lar acolhe, disse o autarca. Segundo Tomé Pires, “hoje estava previsto fazer o teste a todos os trabalhadores”, que são também “cerca de 30”. “É uma operação da autoridade local de Saúde de Serpa e de uma equipa da ULSBA”, que está encarregue “da realização dos testes”, acrescentou o presidente da câmara, que disse não saber ainda quais os resultados dos mesmos.

 

A administração da ULSBA adianta que todos os cerca de 30 utentes do lar já foram testados na terça-feira, mas disse desconhecer ainda os resultados, e que os funcionários "estão hoje a ser testados".  "A equipa de Saúde Pública está a acompanhar a situação de acordo com o preconizado, quer no lar, quer nos contactos relacionados", acrescentou a administração.

Comentários