Diário do Alentejo

Conceição Margalha presidente da Ulsba

17 de março 2020 - 14:35

Qual o plano de contingência que a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (Ulsba) tem previsto para fazer face a um possível aparecimento de casos positivos de Covid-19 na região?

A Ulsba elaborou um plano de contingência no âmbito da prevenção e controlo de infeção pelo novo Coronavírus (Covid-19), que está já publicado no site institucional www.ulsba.min-saude.pt.

De ressalvar que se trata de um documento dinâmico, podendo por isso vir a ser alterado e complementado em função da evolução dos acontecimentos e das recomendações preconizadas pela Direção-Geral da Saúde.

 

Quais as medidas preventivas que recomenda serem adotadas pela população em geral?

As medidas preventivas recomendadas são as que a Direção-Geral da Saúde indica a toda a população:

 

• Quando tossir, deve proteger o nariz e a boca com um lenço ou com o antebraço. Deitar o lenço de papel no lixo e lavar mãos de seguida.

• Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou solução à base de álcool.

• Evitar o contacto físico com pessoas com infeção respiratória e manter o distanciamento social.

• Se não tiver sintomas, deve evitar o uso desnecessário de máscara cirúrgica, que pode conferir uma falsa sensação de proteção.

E ainda, como medida preventiva, lembrar que as deslocações ao hospital deverão ser as estritamente necessárias.

Para situações não urgentes como, por exemplo, baixas médicas ou prescrição de receitas médicas deverão ser utilizados os canais de contacto alternativos.

 

Qual o procedimento mais correto de alguém que suspeita poder estar contagiado?

O procedimento mais correto, em caso de suspeita, será ligar para o SNS24 – Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (808 24 24 24) e aguardar o atendimento.

Não se deve dirigir ao centro de saúde, nem ao hospital.

É importante lembrar que o SNS24 é a porta de entrada para o cidadão esclarecer dúvidas e obter informação sobre as recomendações e ações a adotar.

 

Comentários