Diário do Alentejo

Seca: Deputados vão questionar ministra da Agricultura

05 de março 2020 - 12:20

Os deputados da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar manifestaram-se preocupados com a situação de seca, que “não melhorou em fevereiro e “tende a agravar-se”, e por isso vão questionar a ministra da Agricultura. “Temos estado a acompanhar com muita preocupação [a situação de seca no país], porque se tem vindo a agudizar no Alentejo e norte algarvio, e vamos colocar o assunto em cima da mesa nas audições com a ministra para a semana”, afirmou Pedro do Carmo, que preside à comissão.

 

O deputado falava à margem de uma visita da Comissão de Agricultura e Mar a centrais da fileira hortofrutícola situadas nos concelhos de Torres Vedras e Mafra, no distrito de Lisboa, a convite da Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP). Até fevereiro, explicou, a situação “estagnou e não melhorou” e, de março em diante, “tende a agravar-se com o aumento da temperatura e a redução da precipitação”.

 

A comissão manifestou preocupação com a alimentação dos animais e com o nível de água em algumas barragens, como a do Monte da Rocha, em Ourique. “A barragem está a 10% da sua capacidade e não vai ser possível usar essa água para regadio”, frisou.

 

Na segunda-feira, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) alertou para a seca este ano “de forma mais intensa” nas zonas do Alto Alentejo e do Sado, do que “no resto do país”, e exigiu do Governo medidas atempadas contra o problema.

 

Na visita da Comissão de Agricultura às centrais hortofrutícolas, foram levantadas preocupações em relação à existência de “tetos de financiamento” do Programa de Desenvolvimento Rural 2020. “São colocados tetos máximos de investimento quando as empresas têm mais capacidade para investir e não o podem fazer”, explicou o presidente da comissão. A falta de cobertura dos seguros agrícolas em caso de intempérie foi outro dos problemas levantados. Os deputados vão questionar no parlamento a tutela sobre ambos os problemas.

Comentários