Diário do Alentejo

Sines: Jorge d’Almeida reconduzido na Comunidade Portuária

15 de fevereiro 2020 - 09:20

A assembleia-geral da Comunidade Portuária e Logística de Sines reconduziu Jorge d'Almeida no cargo de presidente da associação, que assume ter "um papel determinante" na promoção do porto e da cadeia logística. Na mesma sessão, foram também introduzidas alterações estatutárias que "alavancam o papel da associação enquanto motor de promoção do porto e da região", segundo um comunicado da comunidade portuária.

 

A designação da associação, que antes era Comunidade Portuária de Sines, foi alterada para Comunidade Portuária e Logística de Sines com o objetivo de reforçar o seu âmbito no setor da logística. Na assembleia-geral foi também alargado o número de vogais da direção, "possibilitando uma melhor resposta aos desafios que a associação enfrenta face aos investimentos em curso e planeados para Sines", no distrito de Setúbal.

 

Segundo Jorge d'Almeida, citado no comunicado, os desafios “incluem o aumento da movimentação de contentores de 2,3 para 7,6 milhões de TEUs, o desenvolvimento de um 'hub' logístico internacional (ZALSINES) e de um 'hub' tecnológico (SINES TECH), além de investimentos no 'cluster' de refinação e petroquímica”. O responsável destacou igualmente a “reconversão do Terminal Multipurpose de Sines em virtude da redução da importação de carvão para as centrais termoelétricas”.

 

”A Comunidade Portuária e Logística de Sines tem um papel determinante na promoção e desenvolvimento de Sines, abrangendo não só o porto, mas toda a cadeia logística, congregando os esforços dos vários promotores privados e públicos”, sublinhou o também representante da Associação Empresarial de Sines (AES).

 

Criada em junho de 2011, a associação é composta pelos principais agentes económicos com atividade no porto de Sines e visa "cumprir um conjunto de objetivos que contribuam para o desenvolvimento" da infraestrutura portuária, nomeadamente no âmbito comercial, e "melhoria das condições de operacionalidade" do porto e desenvolvimento da área logística.

Comentários