Diário do Alentejo

Beja Merece+ organiza protesto para receber António Costa

29 de janeiro 2020 - 07:40

O movimento cívico Beja Merece + anunciou que vai promover uma receção com população vestida de negro aos líderes dos países que vão participar na Cimeira dos "Amigos da Coesão" da União Europeia, no sábado, na cidade. “Tendo em atenção que António Costa raramente vem a Beja é preciso aproveitar esta oportunidade e vestidas de negro as pessoas irão lembrar ao primeiro-ministro o que tanto precisam para o desenvolvimento do Baixo Alentejo”, diz Florival Baioa, um dos responsáveis do movimento.

 

A “receção" vai começar por volta das 11:00, na zona das Portas de Mértola, onde membros do movimento vão estar vestidos de negro para "dar as boas-vindas" aos "Amigos da Coesão", que participarão na cimeira, na Pousada de São Francisco, e "tentar entregar um documento reivindicativo" ao primeiro-ministro, António Costa.

 

"No entanto, além da coesão a nível europeu, isto é, os países considerados mais pobres a solicitarem mais apoio dos mais ricos, há também internamente uma necessidade de tratar da coesão territorial [em Portugal]", mas "o Governo esquece há vários anos que o Baixo Alentejo existe", frisou Florival Baiôa. “Parece que o Governo anda a gozar com Beja e o Baixo Alentejo com uma reunião destas [em Beja] quando é o primeiro a não fazer coesão territorial", lamentou, justificando assim a receção com população vestida de negro.

 

A requalificação do IP8 e/ou retoma e conclusão das obras da A26/IP8 entre Sines e Vila Verde de Ficalho passando por Beja, a eletrificação dos troços ferroviários Beja-Casa Branca e Beja-Funcheira da Linha do Alentejo, o total aproveitamento do aeroporto de Beja, a construção da segunda fase do hospital e melhores serviços de saúde são as necessidades "há muito" reivindicadas pela população do Baixo Alentejo e pelo movimento e que vão constar no documento, indicou.

 

Segundo Florival Baiôa, António Costa "lidera a única instituição portuguesa e europeia" - o Governo Português - à qual o Beja Merece + pediu para ser recebido e "não o recebeu".

Comentários