Diário do Alentejo

António Costa reúne em Beja cimeira dos países da coesão

29 de janeiro 2020 - 07:35

A cimeira dos países "Amigos da Coesão", no sábado, em Beja, tem já presenças confirmadas de 13 chefes de Governo e de Estado, além dos comissários europeus do Orçamento, Johannes Hahn, e coesão e reforma, Elisa Ferreira. Fonte do executivo português adiantou à agência Lusa que a adesão a esta cimeira, que foi anunciada na semana passada pelo primeiro-ministro, António Costa, tem sido "muito rápida" por parte dos Estados-membros que mais beneficiam dos fundos de coesão da União Europeia.

 

Além do anfitrião António Costa, está já confirmada a presença do Presidente de Chipre e de mais 11 primeiros-ministros, entre os quais o da Croácia, Andrej Plenkovi, país que detém a agora a presidência da União Europeia. Em Beja também vão estar primeiros-ministros da República Checa, Eslováquia, Espanha, Eslovénia, Estónia, Grécia, Hungria, Malta, Polónia e Roménia.

 

Segundo fonte do Governo português, até terça-feira será confirmado quem encabeçará a delegação da Bulgária, sabendo-se já que Itália, Lituânia e Letónia se farão representar ao nível de ministros dos Negócios Estrangeiros.

 

Esta será a terceira cimeira dos países "Amigos da Coesão", depois de Bratislava e de Praga, e esta reunião de Beja realizar-se-á a pouco mais de duas semanas da cimeira informal de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, prevista para dia 20 de fevereiro e que foi convocada pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

 

A cimeira em Portugal terá lugar numa altura em que se mantém o impasse em torno das negociações sobre o orçamento da UE para 2021-2027, sendo que o objetivo comum dos 27 é alcançar um acordo até ao final do primeiro semestre, de modo a garantir que não há um hiato na transição entre o quadro atual e o próximo - como sucedeu há sete anos -, o que teria consequências a nível de programação atempada dos fundos.

Comentários