Diário do Alentejo

Vila Viçosa: retomadas buscas para encontrar trabalhador

10 de novembro 2019 - 12:05

As operações de busca e resgate do manobrador da máquina que caiu no sábado numa pedreira, em Vila Viçosa, foram retomadas esta manhã. As operações foram reforçadas com mais mergulhadores dos bombeiros e da GNR e uma equipa cinotécnica também da GNR, depois de as buscas terem sido interrompidas ao final da tarde de sábado.

 

No terreno estão três dezenas de operacionais, com o apoio de 15 veículos, dos bombeiros de Vila Viçosa e de Alandroal, com um mergulhador, da Força Especial de Proteção Civil, com seis mergulhadores, uma ambulância do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), além da GNR, com diversas valências e mergulhadores.

 

A vítima é um trabalhador, de 51 anos, residente no concelho vizinho de Borba. A máquina estava a fazer uma manobra de descarga de pedra quando caiu para o interior da pedreira, de uma altura de "cerca de 30 metros”. A profundidade da pedreira que está desativada e cheia de água ronda os 20 metros, segundo as autoridades. "É um trabalho que requer alguns cuidados acrescidos. Estamos a falar de um espaço confinado onde a pressão dificulta o trabalho dos mergulhadores", realçou a mesma responsável, frisando que as operações têm de ser "muito bem" planeadas e executadas "com calma".

 

 

Os trabalhos para resgatar o manobrador do 'dumper', que transportava pedras, tinham sido iniciados, durante a tarde de sábado, por mergulhadores da Força Especial de Proteção Civil e bombeiros da corporação de Reguengos de Monsaraz, que procederam a três mergulhos. Em declarações aos jornalistas no sábado, no local, a 2.ª comandante distrital de operações de socorro de Évora, Maria João Rosado, explicou que os trabalhos na pedreira, desativada e cheia de água, para onde caiu a máquina e o trabalhador, foram interrompidos "por já não existirem condições" de visibilidade para continuar as buscas no sábado.

 

"Infelizmente, apesar de já estar sinalizado o local onde se encontra a viatura, ainda não foi possível localizar a vítima", disse a responsável da Proteção Civil. Segundo Maria João Rosado, a vítima do acidente de trabalho não está no interior da cabine da máquina industrial submersa, que é "muito grande e pesada, com cerca de 30 toneladas".

Comentários