Diário do Alentejo

RTP: Jornalistas e tipógrafos do “DA” em programa de 1974

24 de julho 2019 - 16:05

Os jornalistas José Moedas e Manuel Sousa Tavares e o tipógrafo Fernando Guerreiro, do “Diário do Alentejo”, foram entrevistados pela RTP, em setembro de 1974, poucos meses depois da Revolução de Abril.

As entrevistas, incluídas no programa “Com Todas as Letras” e disponibilizadas pelos arquivos da RTP, podem agora ser vistas na Internet, no endereço https://arquivos.rtp.pt/conteudos/jornais-regionais-alentejanos/.

O programa “Com Todas as Letras”, naturalmente a preto e branco, era coordenado por Eduardo Prado Coelho, Manuel Alberto Valente e Manuel Costa e Silva. Nessa edição de 21 de setembro de 1974, sobre “Jornais regionais alentejanos”, foram entrevistados responsáveis do “Diário do Alentejo”, de Beja, do “Jornal do Sul”, de Évora, e da “Palavra”, de Reguengos de Monsaraz.

Do “Diário do Alentejo” foram entrevistados José Moedas, chefe da redação, Manuel Sousa Tavares, redator, e Fernando Guerreiro, tipógrafo, todos eles já desaparecidos. Falam do trajeto do “jornal regionalista e independente” de Beja, das perseguições da Censura durante o fascismo e do papel da imprensa regional no período revolucionário que se vivia em Portugal.

Nas imagens aparecem também outros tipógrafos como Raul Ramos, linotipista, Carlos Rocha, paginador, Jacinto Francisco, linotipista, e Vítor Dores, impressor, trabalhadores da antiga tipografia do jornal.

 

 

Comentários