Diário do Alentejo

Facal regressa no fim de semana a Almodôvar

07 de julho 2023 - 10:30
Fernando Daniel, Carlão e Marco Rodrigues são os cabeça de cartaz deste ano
Foto | Câmara Municipal de Almodôvar/ArquivoFoto | Câmara Municipal de Almodôvar/Arquivo

Face à atual situação de seca e, consequentemente, à escassez de água sentida nos territórios do Baixo Alentejo, a 26.ª edição da Feira de Artes e Cultura de Almodôvar (Facal) surge sob a temática “Água, fonte de vida”.

 

Texto Ana Filipa Sousa de Sousa

 

"A Facal retrata uma feira de artes e culturas, mas achamos por bem, neste ano, focarmo-nos neste ponto muito importante, [a escassez de água], porque, de facto, estamos preocupados”. É assim que Ana Carmo, vice-presidente da Câmara Municipal de Almodôvar, entidade responsável pelo evento, explica ao “Diário do Alentejo” a escolha da temática desta 26.ª edição.

 

Com um total de “cerca de uma centena de expositores” nas mais diversas áreas e, consequentemente, com “os espaços de exposição completamente lotados”, a Facal 2023 regressa à vila de Almodôvar com a missão de alertar para a atual situação vivida nos “concelhos que constituem a CIM [Comunidade Intermunicipal] do Baixo Alentejo”.

 

“Estamos a viver momentos de escassez de água muito grandes, principalmente, nas pastagens e atividades agrícolas. Portanto, é algo que nos preocupa, porque, de facto, urge tomar medidas e precisamos de apoios imediatos que nos ajudem a colmatar toda esta necessidade e também a reduzir a nossa preocupação enquanto autarcas de um concelho do Baixo Alentejo que veem o seu município e a atividade laboral condicionados, exatamente, por esta escassez de água. Assim, reunimos um grupo de munícipes e de entendidos na matéria para, num seminário antes da abertura oficial da Facal, debater possíveis resoluções para aquilo que nos preocupa”, justifica.

 

À semelhança do ano passado, a Facal 2023 ainda não regressa “ao local habitual”, o Campo das Eiras, e, por isso, mantém-se em frente à Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca. Contudo, “a obra está com um bom decorrer neste momento e acredito que seja possível no próximo voltarmos”, garantiu a autarca.

 

De entre os diversos momentos, a vereadora destaca a possibilidade de o certame aproximar os almodovarenses que não residem no território.

 

“A Facal é uma ocasião em que quem está fora se reúne em Almodôvar, mas também há quem não consiga estar e, este ano, tem esta possibilidade de nos ver à distância, no domingo, através do programa da ‘TVI’ ‘Somos Portugal’”.

Comentários