Diário do Alentejo

"Para a nossa região é um mercado importante pela sua proximidade, dimensão e similitude cultural"

27 de janeiro 2023 - 13:00
Foto | DRFoto | DR

Três Perguntas a Fernando Romba, Primeiro-secretário da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (Cimbal)

 

Texto José Serrano

 

A Cimbal esteve presente na Fitur – Feira Internacional de Turismo de Madrid, que decorreu de 18 a 22 deste mês. Quais os objetivos desta representação do Baixo Alentejo na capital espanhola?

A participação da Cimbal na 43.ª Fitur enquadra-se no âmbito do projeto “Património Cultural Imaterial do Baixo Alentejo – Proteção, Valorização e Divulgação”, financiado pelo Alentejo 2020. Presente com stand próprio alusivo ao património material e imaterial da região, a Cimbal pretendeu promover, em Madrid, a conservação e valorização dos recursos naturais e histórico-culturais para consolidar a região do Baixo Alentejo como destino turístico, associado a uma oferta qualificada e ajustada às características ambientais, naturais e patrimoniais, reforçando a sua identidade de território de qualidade e sustentável. Esta participação foi articulada com a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo. Naturalmente, o turista espanhol tem um peso determinante na nossa região. Daí, este ser um mercado prioritário para o Baixo Alentejo, atendendo à proximidade e às afinidades socioculturais.

 

Que atividades e produtos promocionais, patrimónios da região, foram apresentados ao público da Fitur?

No seio da Rede Intermunicipal de Cultura e Turismo da Cimbal, foi articulada a participação a todos os municípios. Foram realizadas inúmeras ações de promoção, com relevo para os produtos de elevada qualidade e diferenciadores do território, como o presunto, os enchidos, os vinhos ou o azeite, e foram dadas a conhecer as potencialidades do património cultural e natural do território, bem como os eventos de promoção territorial da região. Ao longo destes dias foi possível contactar de perto com os sabores, a cultura e o património alentejano, possibilitando aos visitantes conhecerem o que de melhor a região tem para oferecer. Demos ainda especial ênfase à divulgação do “Guia dos Museus do Baixo Alentejo”, produzido no âmbito desta mesma candidatura, numa iniciativa da nossa Rede de Museus.

 

Qual o balanço que faz desta ação promocional do território?

A Fitur é considerada o ponto de encontro global dos profissionais do turismo, a principal feira de turismo para os mercados, recetores e emissores, da América Latina, e uma das maiores da Europa. No decorrer dos cinco dias, o certame reuniu 8500 agentes do setor, provenientes de 131 países, tendo sido visitado por mais de 220 mil pessoas. Para a nossa região é um mercado importante pela sua proximidade, dimensão e similitude cultural. Consideramos que a representação da região do Baixo Alentejo na Fitur foi um êxito, visto que a edição de 2023 superou todas as expectativas. A afluência de público ao nosso espaço foi muito elevada e o interesse pelas ações promocionais dos municípios, pelos seus produtos, pelo seu património e pela sua cultura foi bastante evidente. Foram ainda desenvolvidos contactos com profissionais do setor, possibilitando o estabelecimento de futuras parcerias.  

Comentários