Diário do Alentejo

"O projeto CrAFt pretende colocar a transição para a neutralidade climática no 'centro das atenções'"

15 de outubro 2022 - 14:00
Foto | DRFoto | DR

Três Perguntas a Fernando Romba, Primeiro-Secretário da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (Cimbal)

 

 

Texto José Serrano

 

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (Cimbal) foi uma das 60 entidades selecionadas para integrar o projeto europeu CrAFt Cities, que pretende “moldar conjuntamente a transição para a neutralidade climática e cidades inclusivas até 2030”. Quais os grandes objetivos delineados por este projeto?

O projeto CrAFt Cities (Creating Actionable Futures), lançado em maio de 2022 e com duração prevista de três anos, faz parte do Novo Bauhaus Europeu (NBE), que se assume como promotor de sustentabilidade, design e inclusão e uma peça chave na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos europeus. Este projeto pretende, até 2025, apoiar a implementação da Missão das Cidades Inteligentes e da Neutralidade Carbónica, da plataforma NetZero Cities e do NBE, com base no conhecimento que deriva de três cidades-teste, definidas no projeto – Bolonha, Praga, e Amesterdão – e de 60 entidades de referência. Os grandes objetivos desta participação são testar e partilhar modelos de transformação local, que promovam a transição para a neutralidade climática do Baixo Alentejo, recebendo apoio para esta implementação e tornando o território uma referência para outras regiões. Outro grande objetivo é utilizar referenciais de boas práticas existentes, nomeadamente no que diz respeito à cocriação, baseada em dados para impulsionar a transição para a neutralidade climática.

 

É este um projeto global, no sentido de implicar a articulação, na partilha de conhecimento e de experiências, entre as várias regiões da Europa que foram selecionadas?

Sim, este projeto vai permitir conhecer outras cidades/regiões da Europa e parceiros que foram selecionadas pelo projeto CrAFT Cities, promovendo a colaboração, a partilha de conhecimento e a experiência, o codesenvolvimento nas áreas prioritárias, em sessões colaborativas, e explorando oportunidades de financiamento.

 

Que influência poderá ter nas cidades do Baixo Alentejo – Beja, Serpa e Moura – a região ter sido selecionada para este projeto?

O projeto CrAFt pretende colocar a transição para a neutralidade climática no “centro das atenções” de todos os atores relevantes, nos centros urbanos. Desta forma, a participação neste projeto é de grande relevo para as cidades do Baixo Alentejo, uma vez que vão receber o necessário suporte para testar, implementar e partilhar modelos de transformação urbana, rumo à neutralidade climática. Todavia, no nosso caso, vamos envolver os 13 concelhos do território e não apenas as cidades. A região do Baixo Alentejo terá a oportunidade de participar em sessões de aprendizagem entre pares, partilhar e receber informações sobre como criar uma boa colaboração local e compartilhar conhecimentos de como utilizar arte e cultura, para envolver todos os stakeholders locais.

 

Comentários