Diário do Alentejo

"Cuidar do ambiente é 'disciplina obrigatória'"

13 de agosto 2022 - 09:15
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Três perguntas a Manuel da Costa e Silva, Adjunto do Diretor do Agrupamento de Escolas n.º2 de Serpa

 

Texto Nélia Pedrosa

 

A Escola Secundária de Serpa venceu mais uma edição do projeto Escola Eletrão. Obteve, ainda, o segundo lugar no concurso europeu do programa Eco-Escolas. Que comentário lhe merecem estas distinções?

Desde que o projeto Escola Electrão existe, a Escola Secundária de Serpa/Agrupamento de Escolas n.º 2 já foi merecedora desta distinção nos anos letivos de 2010/11, 14/15, 15/16, 16/17, 18/19, 20/21 e 21/22. Em 2018/19 obteve um terceiro lugar e em 2011/12 atribuiu, a favor dos Bombeiros de Serpa, os resíduos recolhidos. Estas distinções vêm reconhecer todo o esforço e trabalho desenvolvido pelos alunos, em primeiro lugar, pessoal docente e não docente, particulares, assim como o estabelecimento de parcerias com empresas, instituições, município, juntas e uniões de freguesia do concelho em prol da defesa de um ambiente que se quer cada vez mais sustentável. Inevitavelmente, sentimos orgulho dos nossos alunos e professores e ainda mais vontade de continuar.

 

A que se deve este sucesso? Como é que se consegue sensibilizar e envolver a comunidade escolar?

Como já referido, abrindo as suas portas e procurando, com um trabalho persistente e continuado, envolver e chamando, às diferentes escolas do agrupamento, entidades para o desenvolvimento de ações de sensibilização dirigidas aos alunos e crianças, do pré-escolar ao 12.º ano, pois serão estes os verdadeiros agentes de mudança de comportamentos junto das famílias. Por outro lado, estes temas são abordados nas aulas de cidadania e desenvolvimento, em clubes e atividades extracurriculares, onde os alunos participam voluntariamente. Entre as várias entidades, são de registar as promovidas pela Câmara de Serpa, Parque Natural do Vale do Guadiana, Resialentejo, EDIA, IPBeja e Escola Electrão que, igualmente, disponibiliza materiais pedagógicos de apoio e tem patrocinado a deslocação dos nossos alunos em visitas de estudo a unidades de tratamento de resíduos. De salientar, ainda, as iniciativas dos nossos formandos do curso profissional de Técnico/a de Gestão do Ambiente junto dos restantes alunos. O Eco-Escolas, no qual orgulhosamente participamos há mais de 10 anos, também apresenta sempre desafios muito interessantes para os alunos. No agrupamento, cuidar do ambiente é “disciplina obrigatória”, dado que o futuro do Planeta depende das ações de cada um de nós.

 

Qual a importância que a escola atribui a este tipo de projetos?

Atribuímos particular importância a qualquer iniciativa relacionada com educação ambiental e sustentabilidade ou outra que contribua para a formação dos nossos alunos enquanto cidadãos responsáveis, pois o sucesso do processo educativo vai muito para além das aprendizagens curriculares. Enquanto escola, a nossa missão é formar cidadãos capazes de julgarem, com espírito crítico e criativo, o meio social em que se integram e de se empenharem na sua transformação. De realçar, ainda, o envolvimento dos alunos com necessidades específicas e os resultados por eles obtidos nos desafios trimestrais Repórter Electrão.

 

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