Diário do Alentejo

Feira do Queijo do Alentejo arranca hoje em Serpa

28 de fevereiro 2020 - 10:10
DRDR

O Parque de Feiras e Exposições de Serpa acolhe entre hoje, sexta-feira, e domingo, dia 1 de março, mais uma edição da Feira do Queijo do Alentejo, que junta mais de 100 expositores para promover queijos e outros “produtos tradicionais de referência”.

O certame, com entrada livre, conta com 118 expositores, sendo 44 de produtores de queijos, 33 de produtos tradicionais, 16 de artesanato, nove de instituições, oito de empresas relacionadas com produção de queijo e derivados e oito de tasquinhas, segundo a Câmara de Serpa, a entidade promotora.

A cerimónia de abertura está agendada para as 11:00 horas de hoje.

Entre os queijos portugueses que poderão ser provados e comprados na feira, há oito com Denominação de Origem Protegida (DOP), nomeadamente, os de Serpa, Azeitão, Castelo Branco, Évora, Merendeira de Ovelha de Évora, de Nisa, Serra da Estrela e Requeijão Serra da Estrela.

Também será possível provar e comprar quatro queijos de Espanha, nomeadamente, dois com DOP, o de la Serena e o Manchego, e dois de cabra, um de pasta mole e outro certificado em modo de produção biológica.

Oficinas de fabrico de queijo e de cozinha, demonstrações de tosquia de ovelhas, animações, artesanato ao vivo, um workshop sobre cães de pastoreio, duas sessões técnicas e a VIII Rota do Queijo – Passeio de BTT são outras ofertas da feira.

O programa também vai incluir dois concursos, um para escolher os melhores queijos da feira deste ano e outro de ovinos de raça Ile de France.

A programação musical vai incluir um concerto da banda Soulmate e o espetáculo de tributo ao grupo sueco ABBA, respetivamente, hoje, dia 28, e amanhã, dia 29, e a atuação do grupo de música tradicional alentejana Koincidências, no dia 1 de março, no Pavilhão das Tasquinhas.

Além dos concertos, haverá sessões de DJ, nas madrugadas de sábado e domingo, no Pavilhão das Tasquinhas, e cante alentejano, classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade, através do tradicional Encontro de Corais Alentejanos. As três sessões do encontro, uma em cada uma das tardes dos três dias da feira, vão incluir desfiles pelo recinto e atuações no Pavilhão das Tasquinhas de grupos corais alentejanos.

Até domingo decorrerá ainda a Semana Gastronómica do Queijo, em que mais de sete dezenas de estabelecimentos do concelho apresentam ementas com pratos onde se inclui o queijo e produtos derivados.

Comentários