Diário do Alentejo

Um companheiro para o marisco da costa alentejana

13 de outubro 2019 - 12:25

Texto Manuel Baiôa 

 

A Herdade do Rocim está integrada no grupo Movicortes, S.A, com sede em Leiria, mas é essencialmente a concretização de um sonho familiar. Catarina Vieira após concluiu a licenciatura em Agronomia procurou uma propriedade com a ajuda do seu pai, José Ribeiro Vieira, para criar uma nova empresa vitivinícola. 

 

No ano 2000 concretizou-se a compra da Herdade do Rocim, situada entre a Vidigueira e Cuba. Após mais algumas aquisições a herdade compreende atualmente 120 hectares, entre os quais 70 de vinha e 10 de olival. Foram mantidos cerca de 20 hectares de vinhas velhas com as castas tradicionais do Alentejo. Entre os anos 2001 e 2011 foram plantados cerca de 50 hectares de vinha com uma grande diversidade de castas. As plantações foram realizadas em terrenos com várias exposições solares e em diversos tipos de solos. 

 

O enólogo Pedro Ribeiro juntou-se à família pelo casamento com a Catarina Vieira e juntos assinam os vinhos da Herdade do Rocim. A adega da Herdade do Rocim foi inaugurada em 2007 e é um exemplo paradigmático de uma adega moderna inserida harmoniosamente na paisagem, incrustada na terra, meio oculta numa leve colina. O edifício de linhas contemporâneas foi projetado de forma funcional para criar vários tipos de vinhos e na sua construção utilizou-se materiais e técnicas tradicionais da construção alentejana, entre os quais se destacam as paredes em taipa que permitem um grande isolamento térmico.

 

Durante os últimos anos a Herdade do Rocim consolidou-se como uma marca de referência do Alentejo, produzindo vinhos com respeito pela natureza, com base numa agricultura sustentável. O vinho que hoje apresentamos, Herdade do Rocim, Branco 2018, tem uma imagem bonita, com uma planta endémica na região de Cuba e que se encontra em perigo de extinção, a “Linaria ricardoi”. 

 

Este vinho foi elaborado com as castas Antão Vaz, Arinto e Viosinho, plantadas em terrenos pouco produtivos, de origem granítica e xistosa. É um vinho com nervo, fresco, austero e mineral. Revela ainda notas cítricas e vegetais. É o parceiro ideal para pratos de marisco da nossa costa atlântica. PVP: 8 euros.

Comentários