Diário do Alentejo

Né Esparteiro: Europeias

18 de maio 2019 - 12:10

Texto: Né Esparteiro | Professora universitária

 

Muitos anos se passaram desde que, pela primeira vez, entrei nos corredores da Comissão Europeia para participar numa reunião de um determinado grupo de peritos nacionais, na década de noventa do anterior milénio, apenas alguns anos após a adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia, a CEE. 

Tinha visitado Bruxelas, anteriormente, numas férias de verão, percorrido as ruas e ruelas, visitado a catedral, ficado desiludida ante o pequeno Manneken Pis, maravilhada ante a imponência da Grand Place, deleitada com os chocolates Leonidas, uma novidade para mim. Nessa altura, Portugal preparava ainda a sua adesão à grande família europeia. 

Quando voltei a Bruxelas, já não em turismo mas como cidadã de um país comunitário, para trabalhar em conjunto com peritos dos outros estados-membro, comecei a sentir-me como parte dessa família, onde todos temos um passado em comum, os valores que defendemos são idênticos, onde estamos empenhados na construção de um futuro melhor.

Em cada viagem a Bruxelas eu visitava com muita curiosidade um espaço onde se podiam recolher, gratuitamente, brochuras coloridas e apelativas sobre a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu, o funcionamento da CEE.

Apercebi-me, então, da importância de fazer parte dessa comunidade, a atual União Europeia.

Entendi, também, que os cidadãos dos vários países podem expressar a sua opinião, nomeadamente, através do voto para a eleição dos deputados do Parlamento Europeu, que são a nossa voz em Bruxelas.

Aprendi que a União Europeia se funda em valores que considero essenciais: o respeito pela dignidade humana, a liberdade, a democracia, a igualdade, o estado de direito e o respeito pelos direitos humanos.

Compreendi que quero fazer parte desta comunidade europeia, e que devo exercer o meu direito de voto para assegurar que estes continuam a ser os valores defendidos pela União Europeia.

Temos, no dia 26 de maio, a oportunidade de fazer as nossas escolhas.

“O Parlamento Europeu são vocês, os cidadãos europeus dos 28 estados-membros da União Europeia” (Antonio Tajani, presidente do Parlamento Europeu).

Pelos valores da Europa, eu vou votar no dia 26 de maio!

Comentários