Diário do Alentejo

Cenas de Novembro até dia 19

10 de novembro 2023 - 09:05
Foto | D.R.Foto | D.R.

O Cineteatro Municipal de Serpa é o cenário, até dia 19, do 9.º Cenas de Novembro, produzido pela companhia de teatro Baal 17. O evento, que começou no princípio do mês, contempla espetáculos de teatro “para todas as idades e (quase) todos os gostos, apresentados por companhias de norte a sul do País e da Galiza, Espanha”. Assim, tem lugar esta noite, às 21:30 horas, “Há quem escolha caminhos mais longos”, uma cocriação entre a companhia galega Berrobambán e a portuguesa Ponto de Fuga. Um texto da “conhecida contadora, atriz e dramaturga galega Paula Carballeira, e o primeiro de uma trilogia em torno da ‘floresta’. Cenário frequente onde muitas vezes acontecem os acontecimentos das histórias narradas nos contos maravilhosos, a Berrobambán propõe-se a questionar e investigar sobre a sua função e o seu simbolismo”.

No domingo, dia 12, às 16:00 horas, surge o espetáculo para toda a família “A maior flor do mundo”, a partir do texto de José Saramago, levado a palco por O Bicho Papelão. Esta versão “conta-nos a história de uma criança que se pira de casa e, porque a teimosia tem as suas virtudes, consegue fazer crescer a maior flor do mundo. É uma pequena epopeia, divertida e simbólica, contada na língua saramaguiana (pois claro!) mas também reescrita na língua que qualquer um entende (ufa!) – e prova que todos, mesmo mesmo todos, conseguem fazer coisas grandes!”.

O 9.º Cenas de Novembro prossegue a 17, com “A carne dos rabos tristres”, de Pierre Notte. “Uma negra sedutora que passa o seu tempo a apanhar sol, uma loira atordoada que vende crepes, um rapaz suicida que vende a carne das suas nádegas, e um pai falecido que quer ser perdoado, envolvidos num estranho comércio destinado à reconciliação dos seres”. Um “music-hall”, levado a cena por A Bruxa Teatro, que deambula entre a crueldade e o humor, misturando os impulsos animalescos com a “doçura dos crepes de açúcar”. A peça terá início às 21:30 horas.

Por fim, no domingo, 19, Krisálida faz subir ao palco do cineteatro de Serpa “Do linho à linha”, um espetáculo para bebés, às 16:00 horas. “Ponto a ponto se cose um trapo. Linha a linha se faz o bordado. De linha e agulha se cose um amor. Do ponto cadeia ao ponto pé de flor. ‘Do linho à linha’ é um espetáculo para bebés que se traduz numa viagem sensorial pelo mundo dos bordados, dos tecidos, das suas texturas, cores e feitios. Entre canções e linhas, se vai desenrolando um imaginário que invoca as tradições do Alto Minho, relacionadas com o linho, os bordados e trajes regionais”.

Comentários