Diário do Alentejo

Vidigueira cria seis percursos pedestres, urbanos e rurais

27 de agosto 2020 - 16:15

No âmbito do projeto “Vidigueira Mexe-te sff”, a Câmara Municipal de Vidigueira está a criar seis percursos pedestres, urbanos e rurais, dois deles já marcados, divulgados e disponíveis para serem usufruídos, a correr ou a caminhar: Trilhos do Conde e Trilhos Nossa Senhora da Guadalupe. Quais os objetivos a que esta iniciativa se propõe e a quem se dirige?

Os seis percursos pedestres que a Câmara Municipal de Vidigueira está a criar, em todo o concelho, visam fundamentalmente a promoção e o incentivo à prática desportiva regular, com o lema “Mais Desporto, Mais Saúde”. Para além da promoção da atividade física, pretende-se divulgar a nossa região, agregando a esta atividade o que temos de especial no concelho. Trata-se de uma iniciativa alargada a todos mas essencialmente de um convite aos nossos visitantes.

 

Quais as temáticas relacionadas com cada um dos trilhos?

A beleza das serras do Mendro e de Alcaria, as ermidas, a Quinta do Carmo, o Vale do Guadiana, as tão afamadas adegas e as suas vinhas, o olival e o montado, não esquecendo a nossa excelente gastronomia, são riquezas que podem ser “vividas” por todos nós e por todos aqueles que nos irão visitar. São percursos que se caracterizam por uma dificuldade média e de enquadramento ímpar junto da natureza. Cada um, com cerca de 12 quilómetros, está sinalizado com placas informativas e temos – na câmara municipal, no posto de turismo de Vidigueira e nas juntas de freguesia do concelho – ao dispor de todos os interessados, folhetos com toda a informação necessária. Os trilhos dos percursos estão igualmente disponíveis no site da autarquia.

 

Para além da componente desportiva, pode este programa vir a constituir-se como potenciador da economia e do turismo da região?

Sem qualquer dúvida. Atendendo à conjuntura que vivemos, temos de nos reinventar e de reinventar a forma de divulgação dos territórios, de promoção do património histórico, cultural e natural do concelho de Vidigueira. Acredito que esta iniciativa será mais uma alavanca na sustentabilidade de todo o tecido económico e potenciadora de turismo, na região.

Comentários