Diário do Alentejo

Crónica de Vergílio Gomes: Nova receita de repolgas

12 de junho 2020 - 10:50

O período de quarentena velou-me a comer em casa, diariamente. Eu, um viciado em comer fora de casa e a apreciar o serviço dos restaurantes dos quais tenho muitas saudades. Como comia em casa, e também para me distrair, fui fotografando e colocando as refeições no Instagram. Muitos seguidores me pediam para publicar as receitas... Lá cedi com a receita de um Empadão de Peixe.

 

Hoje lembrei-me de preparar um dos cogumelos que mais aprecio e que fazem parte das minhas boas memórias de ter vivido em Bragança. As repolgas são um cogumelo de nascimento espontâneo na natureza, mas hoje há grande produção de cultura. Conhecidos nas zonas urbanas como “pleurotus”, a sua designação comercial, o nome vem da sua identificação científica de “pleurotus ostreatus”.

 

São constituídas por um “chapéu”, que mais parece uma concha plana, e um pé que sendo grande ou grosso se pode eliminar do consumo por correr riscos de, ao ser confecionado, ficar mais duro. O seu sabor é leve, e por isso ser fácil de as misturar com outros alimentos.

 

As que eu me habituei a comer, desde criança, eram de cultura, em tenda coberta de chapa e terra batida como chão, e vários troncos de olmos, ou negrilhos, estavam dispostos e deitados e eram aconchegados com terra até um palmo de chão. Eram diariamente regados, e em tempo quente repetia-se a rega por duas ou três vezes. A sua produção era muito limpa e as repolgas, depois de colhidas, bastavam ser limpas com um pano húmido. O meu avô materno tinha muita dedicação a esta cultura e, sempre que o visitava para uma refeição, havia sempre repolgas à mesa.

 

Guisado de Repolgas

Ingredientes : 200 gramas de repolgas; três dentes de alho, duas colheres de sopa de azeite; dois ovos; uma chouriça; vinagre de vinho; gengibre em pó; salsa; pimenta verde em grão.

 

Confeção: Primeiro tem-se o cuidado de lavar bem as repolgas, em várias águas, juntando um pouco de vinagre de vinho. Depois, as maiores rasgam-se com as mãos para lhes reduzir o tamanho. Coloca-se uma frigideira alta, ao lume, com o azeite, o alho picado e seis rodelas de chouriça de Bragança picada. Deixa-se refogar até que o alho fique transparente. Juntam-se as repolgas, polvilham-se com gengibre em pó e pimenta verde pisada grosseiramente no almofariz, e deixam-se a refogar, tendo em atenção que largam muita água. Quando as repolgas estiverem cozidas juntam-se os ovos batidos e a salsa picada. Mexer bem.

 

Bom Apetite!

Comentários