Diário do Alentejo

Visitar com Jorge Feio: Sítio dos Mosteiros (S.B. Outeiro)

04 de junho 2020 - 17:50

O Sítio dos Mosteiros localiza-se próximo da margem direita da Ribeira de Oriola, a pouco mais de um quilómetro para sudoeste da aldeia com o mesmo nome, freguesia de São Bartolomeu do Outeiro, concelho de Portel. Em prospeções arqueológicas efetuadas no local, foi possível aos identificar uma forte ocupação em época romana e visigótica, com uma grande área de distribuição de materiais à superfície, cujo perímetro não foi possível determinar com segurança porque uma parte da estação arqueológica se encontra submersa pelas águas da Barragem de Alvito.

 

O local foi escavado (com critérios científicos) nos anos 80. Após esta intervenção, o local foi vandalizado, tendo sido violados alguns túmulos, facto que provocou a decisão conjunta da Direção do (então) Instituto Português do Património Arquitetónico de Évora e da Câmara Municipal de Portel em proceder a uma escavação de cariz científico.

 

A basílica possui uma planta cruciforme, tem uma abside semicircular interna e exteriormente, de arco ligeiramente ultrapassado, transepto com braços retangulares e uma só nave. A poente, existe um nártex. De ambos os lados do transepto, do lado sul, foram posteriormente edificados dois mausoléus, comunicantes com este através de portas e com o exterior através de outras portas. A igreja tem 19,10 metros de comprimento máximo, no sentido este/oeste, incluindo o nártex, e 13,60 metros de largura máxima.

 

Trata-se de um dos mais importantes sítios do cristianismo antigo do sul do atual território português e merece uma visita demorada.

Comentários