Diário do Alentejo

Uma família do andebol

14 de abril 2024 - 12:00
Seleções sub/18 de andebol de Portugal e da Dinamarca defrontaram-se em OdemiraFoto| Firmino Paixão

O Pavilhão Municipal de Odemira recebeu dois jogos de andebol de carácter amistoso entre as seleções sub/18 de Portugal e da Dinamarca. As nórdicas, vice-campeãs europeias sub/17, venceram ambos as partidas.

 

Texto Firmino Paixão

O estágio de uma semana que a selecção nacional sub/18 realizou na vila de Odemira culminou com a realização de dois jogos com a poderosa selecção da Dinamarca. A equipa lusa, que integrou duas atletas da Associação Cautchú (Maria Sameiro e Joana Silva), perdeu o primeiro confronto por 16-32 e, no segundo, foi derrotada por 18-24. Sandra Fernandes, selecionadora nacional, justificou ao “Diário do Alentejo”: “Estamos a pensar num futuro menos imediato e empenhadas num projeto de observação de atletas jovens. Neste grupo, ao contrário da equipa da Dinamarca, que é só vice-campeã da Europa, apresentámos seis jogadoras ainda sub/16.

Mas achamos que é importante experienciarem este tipo de competição, para poderem evoluir, sabendo que são estas competições que permitem sempre que a atleta aprenda e evolua, e esse foi o principal fator”. A técnica nacional quis também deixar o seu apreço pelo acolhimento durante a semana de estágio no Alentejo.

“Quero deixar uma palavra às pessoas, e ao município de Odemira, pela forma como nos receberam. Tivemos duas atletas jovens do Cautchú neste grupo, e foi muito importante percebermos que o andebol está a evoluir muito aqui nesta região.

Estão realmente a fazer um excelente trabalho, esperamos que assim se mantenha e que nós possamos, de alguma forma, contribuir para isso”.

Um reconhecimento que esteve em sintonia com a afirmação do presidente do município de Odemira, Hélder Guerreiro. “É muito gratificante termos uma Federação de Andebol de Portugal e uma Associação de Andebol do Algarve que olham para Odemira e sabem que aqui podem organizar estas competições, sabendo que serão sempre bem recebidos.

O andebol é uma modalidade que nós abraçámos e que sentimos que tem transformado a vida de alguns jovens e de algumas jovens de Odemira, portanto, temos que receber bem quem nos visita, quem nos olha e quem acredita que em Odemira podemos acolher estes eventos. Para nós, é um orgulho enorme e uma sensação incrível termos duas atletas locais convocadas para a seleção nacional”, enalteceu o autarca, referindo-se às jovens atletas da Associação Cautchú que participaram neste estágio.

A verdade é que o andebol é uma modalidade que se afirmou rapidamente no concelho de Odemira. “Uma evolução que resulta do trabalho notável dos dirigentes e dos treinadores da Associação Cautchú e também dos pais dos atletas, que têm tido um envolvimento incrível com esta modalidade, com os seus filhos e com as suas filhas mas, na verdade, foi uma decisão de há uns anos, em que quisemos apostar numa modalidade coletiva que fosse capaz de oferecer, também às raparigas, a oportunidade de praticarem esse desporto coletivo”, sublinhou Hélder Guerreiro.

No entanto, reforçou: “Os rapazes têm aproveitado bastante bem a modalidade. Temos um clube que possui equipas em todos os escalões, em ambos os géneros, masculinos e femininos, e, portanto, agora é trabalhar ainda mais afincadamente para que a qualidade que agora é preciso construir, apareça mesmo”.

Projetando o futuro, o autarca deixou a mensagem: “Este foi, é e continuará a ser um trabalho para alargar a base de captação. Já passaram por este clube mais de 200 jovens, e isso é absolutamente fantástico, hoje são já cerca de 160 federados só em escalões de formação e, portanto, é um orgulho para nós termos este clube a fazer algo tão perfeito, numa modalidade que já ganhou o seu espaço, a par da canoagem que tem, neste concelho, também uma grande expressão ao nível nacional e internacional, mas também o futebol”.

A Câmara de Odemira deixa a porta aberta à realização de novos eventos, com a convicção de que é possível encher o pavilhão municipal, como aconteceu no último fim de semana, na certeza de que o desporto, neste caso o andebol, é igualmente uma excelente ferramenta de promoção do concelho pelo país fora. Mas o andebol, tendo em conta as características populacionais deste território, é, simultaneamente, um espaço de inclusão, admitiu o autarca.

“Há, de facto, muitos jovens, rapazes e raparigas, de outros países, que aqui vivem e que têm a oportunidade de jogar e de formar entre as diferentes comunidades uma boa família, que é a família Cautchú, a família do andebol do concelho de Odemira”.

Presente esteve também João Estrela, o presidente da Associação de Andebol do Algarve, entidade que tutela a modalidade no distrito de Beja, dirigente que realçou a importância deste tipo de eventos em locais onde a modalidade está em evoluir, recordando: “Trazer aqui este tipo de eventos só é possível porque existe uma autarquia que aposta muito no desporto, não só no andebol, como noutras modalidades. É, realmente, um dos concelhos do distrito de Beja que mais investe no desporto”.

Simultaneamente realizou-se um seminário dirigido a treinadores, especialmente, os técnicos da Associação Cautchú, mas aberto a todos os que quisessem aderir, ação em que participaram a equipa técnica nacional sub/18 e José António Silva, o técnico da seleção principal feminina, que por essa altura, em Loulé, defrontou os Países Baixos e garantiu a qualificação de Portugal para o próximo europeu.

Comentários