Diário do Alentejo

Baja TT Montes Alentejanos abriu campeonatos nacionais de todo-o-terreno

09 de março 2024 - 08:00
O melhor traçado de sempreFoto| Firmino Paixão

Tiago Reis/Válter Cardoso (Toyota), Pedro Santinho Mendes/Duarte Santos (Can-Am), Martim Ventura (Husqvarna) e Rodrigo Alves (Yamaha) foram os vencedores absolutos da “ESC-Online Baja TT Montes Alentejanos”, nas categorias de autos, SSV, motos e quads.

 

Texto e Fotos Firmino Paixão

 

A ESC Online Baja TT Montes Alentejanos 2024, prova de abertura dos campeonatos nacionais de todo-o-terreno, contou com 186 inscrições (45 motos, 17 quads, 52 SSV, 71 automóveis e um camião). Foi mais uma organização do Clube de Promoção de Karting e Automobilismo, presidido por Humberto Vairinhos, sob tutela das respetivas federações nacionais.

Uma edição com um novo percurso, limitado exclusivamente ao concelho de Beja. Um traçado rápido, exigente do ponto de vista da condução, cujas pistas e estradões foram “amaciadas” pela chuva que caiu no segundo dia de prova, quando decorria a primeira passagem pelo troço cronometrado de 140,6 quilómetros, que levou os concorrentes a acelerar nas proximidades de Quintos, Salvada, Vale de Russins, Cabeça Gorda, Trindade, Albernoa e Santa Clara do Louredo, zonas de espetáculo que atraíram muitos adeptos dos desportos motorizados, incansáveis a incentivar os pilotos, não obstante as condições climatéricas adversas.

Uma prova que, mantendo a sua habitual rapidez, teve um percurso verdadeiramente fantástico, como avançou Humberto Vairinhos: “A Baja deste ano teve algumas novidades, nomeadamente, um traçado praticamente novo, sem deixar de ser o mais rápido do campeonato, mas tornámo-lo também um bocado mais técnico para tentarmos agradar a diversidade dos pilotos, contudo, dentro das limitações que nos são impostas pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), conseguimos, mais uma vez, atingir a excelência, porque foi o melhor traçado de sempre”.

Outra novidade foi a abertura da prova aos camiões T5, e, por esse motivo, esteve em Beja o “DAF” de Alexandre Franco/Nuno Silva, único desta classe no País. Porém, assegurou Vairinhos: “A introdução dos camiões, mesmo extra campeonato, porque na Europa são proibidas as competições de camiões, foi uma grande atração para o público que se manteve no terreno até passar o último concorrente, que era exatamente o camião. Tentámos trazer mais alguns, de Espanha, mas, na verdade, eles estão praticamente acabados de chegar do Dakar e não foi possível”.

Baja molhada, Baja abençoada e, por isso mesmo, bem-sucedida. Humberto Vairinhos lembrou: “Tivemos sempre provas com o tempo seco, neste ano veio um prólogo seco, um primeiro setor com chuva e o segundo enlameado, são situações imprevisíveis, mas o que nos interessa é que os pilotos saiam daqui satisfeitos e, acima de tudo, que consigamos promover a região”. E, a este propósito, o da promoção do território, o presidente da organização deixou uma nota: “Gostava de deixar um recado à Entidade Regional de Turismo, e a outras entidades, de que seria bom começarem a olhar para este evento e começarem a apoiá-lo, porque se não existirem apoios, infelizmente, teremos que ir embora”.

Tiago Reis, o piloto vencedor da categoria rainha, campeão nacional em título, estava naturalmente feliz quando afirmou ao “Diário do Alentejo”: “Foi um fim de semana fantástico. No segundo dia veio a chuva, tornou o troço mais difícil, tivemos que ser cautelosos, mas vencemo-lo e acabámos por ser os vencedores da Baja, o que nos deixou imensamente felizes”. O piloto da Toyota confessou mesmo: “Esta é uma das minhas Bajas preferidas, faço-a desde a primeira edição. Estes troços são espetaculares, divertimo-nos muito e, quando não chove, são seguramente os melhores do campeonato, depois, vendo muito público ao longo dos percursos, também nos entusiasma bastante”.

Foram muitos os pilotos consagrados que rolaram pelas picadas do concelho de Beja nesta prova que encetou o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (autos), o Campeonato Nacional de Todo-o--Terreno (motos) e a Taça Ibérica de Todo-o-Terreno. Por aqui aceleraram campeões nacionais em título e recentes vencedores dos diferentes campeonatos, de onde destacamos o piloto alentejano (Rio de Moinhos/ /Borba) António Maio (Yamaha), oito vezes campeão nacional, recentemente regressado do Rali Dakar 2024 (18.º classificado da geral nas motos), desta feita traído por um percalço que o fez cair para o segundo lugar absoluto da prova.

 

Vencedores:

MotosMartim Ventura (Husqvarna FE 501)

QuadsRodrigo Alves (Yamaha YFZ 450)

SSVPedro Santinho Mendes/Duarte Santos (Can-Am)

AutosTiago Reis/Válter Cardoso (Toyota Hilux T1+)

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