Diário do Alentejo

Aldeia dos Fernandes acolheu centro de treinos técnicos de futebol

02 de março 2024 - 18:00
Uma “pirâmide invertida”

O relvado do Campo de Jogos de Aldeia dos Fernandes, uma das seis freguesias do concelho de Almodôvar, é, desde há dias, o palco de uma nova academia de treinos técnicos de base para jovens futebolistas. Um projeto liderado pelos treinadores João Paulo Teixeira e Fernando Zeverino.

 

Texto e Foto | Firmino Paixão

 

João Paulo Teixeira, de 53 anos, natural de Olhão, antigo jogador do clube da sua terra natal e de outros emblemas algarvios, mas também do Amoreiras-Gare e do Ourique, é o promotor deste centro de treinos, ao qual se associou Fernando Zeverino “Abelha”, também ex-jogador de variadíssimos clubes, de norte a sul do País, entre eles, o Futebol Clube Castrense, que representou durante oito temporadas e a que, recentemente, presidiu.

No início daquela que foi a primeira ação que decorreu no relvado sintético de Aldeia dos Fernandes, João Paulo Teixeira explicou ao “Diário do Alentejo”: “Hoje em dia olha-se muito para os resultados. Os clubes são muito ‘resultadistas’, procuram chamar os melhores miúdos para ganharem jogos e descuram o principal, que são os conceitos de base. Dá-se um treino tático, nem sempre bem dimensionado, face à idade do atleta, mas as bases necessárias não as têm. Constrói-se uma pirâmide invertida. Aqui não resolveremos tudo, mas os miúdos que estiverem connosco aprenderão essas bases para ficarem melhor preparados para o futuro”. O ainda treinador do Louletano pormenorizou: “A ideia foi fazer treinos técnicos individuais para os miúdos. Vejo que os clubes têm pouco tempo para dedicar a uma tão grande quantidade de miúdos que possuem e os treinadores não trabalham a base do futebol: o passe, a receção, o domínio e a coordenação motora. Então, a ideia é proporcionar aos miúdos treinos individualizados, para que eles consigam aprender essas bases, para quando chegarem ao futebol de 11 estarem melhor preparados do que estão atualmente”. O técnico revelou também: “O ‘Abelha’ juntou-se a mim para dar o treino técnico de guarda-redes e será dentro disso que trabalharemos semanalmente com grupos de 10 miúdos. Podemos fazer duas ou três sessões de treino, mas sempre com um número máximo de 10 miúdos”. E porquê Aldeia dos Fernandes? “Porque os campos aqui na região estão sempre superlotados com as equipas de formação e foi-nos sugerido este campo – que é relvado e tem pouco uso – porque só tem uma equipa sénior, que treina uma vez ou duas por semana. O presidente, Dinis Francisco, acedeu de imediato e cordialmente, sem quaisquer reservas, e cá estamos”.

A Casa de Cultura de Aldeia dos Fernandes – é esta a nomenclatura do clube local –, último classificado da série B da segunda divisão distrital da Associação de Futebol de Beja, terá o seu campo de jogos com mais visibilidade, porque, adiantou João Paulo Teixeira: “Iremos também dinamizar esta terra com a realização de torneios. No próximo dia 29 teremos aqui já o Fernandes Cup, com oito equipas do Alentejo e do Algarve, escalão 2012. No dia 25 de abril e no mês de junho teremos novos torneios”.

Querendo dinamizar a terra, mas aproveitando a sua centralidade, os promotores estão igualmente focados no recrutamento de potenciais atletas das povoações vizinhas, cativar miúdos de Almodôvar, Castro Verde, Ourique e Aljustrel. Quando se desvincular do Louletano, clube onde ainda é treinador, fará este mesmo trabalho, um dia por semana, num clube desportivo da cidade de Beja. O projeto veio para o terreno num momento já adiantado da época desportiva, mas o técnico justificou: “A nossa ideia era começar quanto antes. Quando surge uma ideia começamos a falar nela com os amigos e, às vezes, existem amigos do alheio que aproveitam ideias que não são deles e começam a antecipar-se. É verdade que há lugar para todos e é saudável que venham muito mais, a concorrência é sempre saudável. Portanto, começámos já e, na próxima época estaremos em pleno, com cinco ações por semana, uma aqui e outras em Beja, Olhão, Albufeira e Lagos”.

Os resultados, esta vontade de potenciar talentos, ver-se-ão no futuro, mas, para já, João Paulo Teixeira mostra-se otimista, lamentando, no entanto: “Pouca gente valoriza este trabalho que se faz a montante. Os treinadores pensam cada vez mais no trabalho tático, no resultado e pouco no trabalho individual da criança. Mas esperamos ser bem-sucedidos”.

Otimismo que contagiou Fernando Zeverino, conhecido no futebol como “Abelha”, fazendo notar: “Trata-se de um projeto que envolve o treino técnico de base para jovens atletas, nomeadamente, envolvendo o treino na posição de guarda-redes, que são cada vez em menor número no futebol e nem sempre de grande qualidade. Nesta região vê-se que muitos clubes do escalão principal possuem um guarda-redes e sentem muita dificuldade em arranjar um segundo”.

Justificando a sua pronta adesão a este projeto, “Abelha” confessou: “Gostaria de devolver ao futebol aquilo que é a minha experiência de muitos anos. Acho que nesta posição de guarda-redes atingi um patamar engraçado, mas também tenho estado a evoluir, adquirindo imensas formações, e acho que chegou a altura de colocar em prática essa partilha de aprendizagens, aqui em Aldeia dos Fernandes, juntamente com o João Paulo Teixeira, mas também no Sport Clube Odemirense, onde já estou a trabalhar com os guarda-redes da formação do clube. Tenho a perspectiva de que possam surgir novos projetos, nomeadamente, através da Associação de Futebol, de Beja, que, em tempos, já suscitou essa questão”.

Comentários