Diário do Alentejo

Ourique Desportos Clube caiu de cabeça erguida na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal Feminina

14 de dezembro 2023 - 14:05
“Arestas por limar”Foto | Firmino Paixão

O sonho chegou ao fim. A equipa do Ourique disputou, no Estádio D. Afonso Henriques, com a formação do Cadima, de Cantanhede, a terceira eliminatória da Taça de Portugal feminina e perdeu por 2-0.

 

Texto | Firmino Paixão

 

Sim, terminou o percurso desta equipa de guerreiras na Taça de Portugal. Mas foram nobres, lutaram pelo objetivo, foram valentes e leais. Caíram com dignidade perante uma equipa que compete num patamar superior e aspira atingir a divisão de topo do futebol feminino português. Uma equipa que marcou logo ao nono minuto, mas que passou a sofrer com a garra e a resiliência das ouriquenses, acabando por selar o triunfo com um segundo golo, já ao cair do pano.

Pedro Amaro, técnico do Ourique, reconheceu: “Acredi-támos do princípio ao fim da partida. Criámos muitas dificuldades ao Cadima. Lutámos muito, sentimos que o jogo poderia cair para o nosso lado mas, infelizmente, não caiu. Sofremos um primeiro golo, não por mérito do adversário, mas por demérito nosso. O segundo aconteceu, claramente, contra a corrente do jogo, numa altura em que estávamos por cima e procurávamos igualar a eliminatória. Foi um grande golo, fora da área, não há dúvidas, mas a eliminatória podia muito bem ter caído para o nosso lado”, lamentou. Pedro Amaro qualificou mesmo esse início do segundo período como tendo sido “o momento em que existiram os lances capitais deste jogo”. “Foi o período em que a equipa do Cadima começou a ‘tremer’ um bocado, pois nós estávamos por cima do jogo. Criámos algumas oportunidades, lances em que a bola batia em todo o lado e não entrava. Queríamos fazer aqui a ‘festa da taça’, não conseguimos, mas estou muito feliz e satisfeito por tudo o que esta equipa fez ao longo da partida”.

Satisfeito, feliz e orgulhoso, insistiu: “Estou muito orgulhoso das minhas jogadoras, muito orgulhoso pelo excelente trabalho que fizeram, não só no jogo de hoje, mas por todo o percurso que fizemos, tanto na Taça de Portugal, como no Campeonato Nacional da 3.ª Divisão. Termos chegado aqui já foi um merecido prémio, já fizemos história na Taça de Portugal”.

O Ourique mostrou muita solidez, mostrou ser uma equipa muito trabalhada, com um misto de juventude e experiência. “Temos muitos talentos”, salientou Pedro Amaro, precisando: “Está aqui um excelente trabalho feito pelo treinador Luís Caixinha nas épocas anteriores, enquanto equipa de sub/19. Um excelente recrutamento e um excelente percurso de treino. Já no ano passado se tinham juntado aqui algumas atletas mais experientes e, neste ano, a equipa está a consolidar-se muito bem a cada passo. Espero bem que este projeto dure muitos e bons anos, porque acho que temos condições para fazer algo bonito e acho mesmo que iremos dar mais alegrias às pessoas de Ourique. Um trabalho que tem corrido muito bem, mas ainda estão algumas arestas por limar. Se o conseguirmos fazer, teremos aqui uma grande equipa”.

O próprio técnico não esconde a sua cumplicidade com o projeto, mesmo que, a meio da época, ainda não tenha garantido a sua continuidade em Ourique. “Estarei até ao final da época, naturalmente, mas não posso responder pelo futuro. Vamos ver. Tem sido uma experiência nova, algo completamente diferente, o futebol feminino é, costumo dizer, o puro futebol, porque as jogadoras gostam imenso de jogar. Tem sido muito gratificante, porque o grupo é espetacular, vive o jogo de uma forma incrível, é um grupo sólido. Vamos ver o que dará daqui para a frente, mas penso que o futuro deste projeto será muito risonho”.

Motivação não falta, garantiu. “As jogadoras estão muito empenhadas e nós não estamos a trabalhar apenas focados na época que está em curso. O trabalho está a ser feito olhando para o futuro mais imediato. Estamos já a tentar avaliar quais as jogadoras que subirão a seniores e identificar onde é que iremos recrutar outras. Não podemos parar. Temos que pensar já na próxima época, mesmo que não seja eu o treinador. Nunca se sabe o que poderá acontecer, mas temos que deixar a casa arrumada para o futuro”.

Outra frente em que a equipa está empenhada é o Campeonato Nacional da 3.ª Divisão. Para concluir esta fase terão ainda uma deslocação ao terreno do Lusitano de Évora e a receção ao Guia, atual líder da prova, porém, lembrou o treinador: “Já estamos dependentes de terceiros para chegarmos ao primeiro lugar. O Guia teria que perder pontos e nós teríamos, na última jornada, que lhes ganhar. Queríamos estar na segunda fase, jogando contra as melhores, porque é assim que as atletas evoluem. Vamos ver o que acontece, mas a nossa ambição é sempre vencer”.

 

Ourique 0 Cadima 2Estádio Municipal D. Afonso Henriques

 

Ourique

Solange LançaLuísa CaraçaMargarida GomesBeatriz FaleiroMara Guerreiro (Sara Peralta, 25’)Margarida CavacoAna Rita Batista (cap.)Constança Fernandes (Carolina Silva, 57’)Mariana Paulino (Rosário Silva, 74’)Raquel JacobMafalda Pereira TreinadorPedro Amaro

 

Cadima

Lara DiasMariana Ferreira(Sónia Almeida, 57’)Beatriz JesusSara Oliveira (cap.)Filipa LoboBárbara Campos(Beatriz Rodrigues, 68’)Mariana RodriguesAna Gonçalves(Emilly Oliveira, 89’)Andreia SantosInês GomesDiana VenturaTreinadorOrlando Jorge

 

Marcador: 0-1 Beatriz Jesus (9’), 0-2 Inês Gomes (90’); Árbitra: Bruna Pico (Lisboa), auxiliada por Micael Ferreira e Fernando Gomes

Comentários