Diário do Alentejo

Município de Castro Verde promove hábitos de prática desportiva junto dos mais jovens

07 de dezembro 2023 - 15:15
“A nossa missão”Foto | Firmino Paixão

O Mega Encontro Jovem de Atletismo sobrepôs-se àquele que seria o 14.º Meeting Jovem de Castro Verde, porém, os pressupostos mantiveram-se intactos: promoção de hábitos de vida saudável através da prática desportiva, neste caso, através do atletismo, junto dos mais jovens.

 

Texto | Firmino Paixão

 

O município de Castro Verde e a Associação de Atletismo de Beja puseram de pé a primeira edição do Mega Encontro Jovem, uma iniciativa dirigida a meninos e meninas de tenra idade e nos escalões de benjamins e infantis, com atividades lúdicas que estimulam a prática de atividade física.

A atleta olímpica Ana Cabecinha (CO Pechão) e o atual campeão nacional de corta-mato, Etson Barros (Benfica), foram os “embaixadores” do evento e, seguramente, um exemplo para os cerca de 60 meninos e meninas que se divertiram no pavilhão da Escola Dr. António Francisco Colaço. Presente esteve também o vereador do município de Castro Verde com o pelouro do desporto, David Marques, que disse ao “Diário do Alentejo”: “Este evento é já uma tradição. Neste ano teríamos a 14.ª edição do Meeting Jovem de Castro Verde mas, em acordo com a Associação de Atletismo de Beja, decidimos criar neste ano uma edição diferente, uma edição, sobretudo, dirigida à mobilização dos jovens para a prática do atletismo”. E sublinhou: “Estiveram aqui os mais jovens, meninos e meninas que, de alguma forma, se iniciaram e tiveram um primeiro contacto com o atletismo, pois é esse verdadeiramente o objetivo do Mega Encontro Jovem, que esperamos que continue e aprofunde o trabalho que tem vindo a ser feito entre o município de Castro Verde e a Associação de Atletismo de Beja, que é valorizar esta modalidade com tanta tradição no concelho, na região e no País”.

O autarca fez notar ainda: “O atletismo é, de facto, uma das modalidades com maior impacto em termos desportivos junto dos jovens e nem sempre lhe é dado o devido valor e a devida visibilidade. Acreditamos que, com iniciativas destas, estamos a desmistificar um pouco aquilo que é o atletismo junto dos mais pequenos, sabendo que os clubes que aqui estão presentes fazem autênticos milagres com poucos recursos e é isso que queremos valorizar. Estes clubes, que são já tradicionais na participação nos meetings de Castro Verde e noutros encontros, que, de forma mais periódica, se realizam, trazem, de facto, grande vida a Castro Verde. Têm um papel fundamental na promoção do atletismo e queremos continuar a contar com eles”.

David Marques congratulou-se, também, com a presença das duas grandes figuras da modalidade, comentando: “Temos esses dois embaixadores, que nos deram o privilégio de, digamos, apadrinharem esta prova, e é precisamente esse o espírito, é os jovens perceberem, através destes dois atletas, o Etson, mais jovem do que a Ana, e, ainda por cima, com a particularidade de ter passado várias vezes pelas edições do Meeting de Castro Verde através do seu clube”. E sublinhou: “Temos, por isso, a oportunidade de demonstrar que está claramente ao alcance dessas crianças a possibilidade de seguirem um caminho que, de alguma forma, é ilustrado pelo percurso quer do Etson Barros, quer da Ana Cabecinha, e devo salientar a importância de termos uma atleta alentejana que tem feito um percurso assinalável a todos os títulos. Por outro lado, o Etson, um jovem que, no seu percurso de formação, passou pelos meetings de Castro Verde e que, muito recentemente, se sagrou campeão nacional de corta-mato. Portanto, é pelo exemplo deles, e pelas palavras que aqui deixaram aos jovens, que acreditamos ter mais alcance com esta iniciativa”.

Justificando a aposta do município em atividades dirigidas aos jovens, David Marques, lembrou: “É aqui que está o futuro, e é essa a nossa responsabilidade enquanto município. Promover o desporto enquanto parte da formação dos jovens, enquanto prática de vida saudável, e é nessa perspetiva que nós atuamos quer na realização destas iniciativas, quer no apoio que prestamos às coletividades que promovem o desporto. A nossa missão é estarmos ao lado das instituições, das coletividades que promovem o desporto no seu dia a dia e darmos o nosso contributo através da organização destas iniciativas, através de apoio e de toda a colaboração logística que for necessária, para vitalizar e promover a prática de desporto ao longo de todo o ano”.

O autarca destacou ainda a importância das parcerias, garantindo: “Felizmente, temos bons parceiros para cumprirmos a nossa missão, como a Associação de Atletismo de Beja, em particular, que, neste caso, tem sido um parceiro inexcedível. Acreditamos que temos equipamentos que servem esta prática desportiva, com uma pista simplificada que, em breve, será requalificada. Infelizmente, existem questões, inevitáveis, que fazem com que os equipamentos precisem de requalificação, mas faremos esse esforço, porque isso segue em linha com aquilo que acreditamos, que é promover condições para a prática desportiva desde a tenra idade. É essa a nossa missão enquanto autarquia”.

Abordando o falecimento, recente, do antigo director técnico e também presidente da Associação de Atletismo de Beja, o entradense António Machado, considerou: “Foi uma partida muito precoce, num momento em que estava a reformar-se das suas funções profissionais no município, mas é, naturalmente, uma pessoa que ficará sempre ligada ao atletismo neste concelho e em toda a região. Foi um dos principais responsáveis por muito do trabalho que Castro Verde fez na promoção da modalidade, e que, infelizmente, nos deixou cedo demais”, concluiu.

Comentários