Diário do Alentejo

Francisca Guerreiro: "Houve quem se desinteressasse por completo"

21 de junho 2020 - 22:20

Texto e Foto Firmino Paixão

 

Presentemente, já está a ser equacionado o regresso às atividades que envolvem a comunidade, nomeadamente equitação e hipoterapia, diz Francisca Guerreiro, em entrevista ao "Diário do Alentejo", revelando todas as motivações, mas também as dificuldades e a forma como foram superadas, numa comunidade com a especificidade que se conhece, e sem deixar de manifestar também algumas mágoas.

 

Como é que a comunidade do Centro de Paralisia Cerebral de Beja (CPCB) tem enfrentado estes tempos de ameaça epidemiológica?

Quanto aos utentes do lar residencial, resposta que nunca fechou, os utentes mantêm-se em segurança, calmos e felizes, graças ao enorme esforço despendido por esta direção e alguns colaboradores. Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para cumprir as orientações emanadas das autoridades competentes, reinventando a vida do lar residencial, para manter os utentes protegidos, em segurança e a sentirem o menos possível todas as alterações que, obrigatoriamente foram realizadas. Para alguns colaboradores a situação revelou-se complicada pois não demonstraram qualquer (ou demonstraram muito pouca) preocupação com esta problemática. 

 

Se calhar, com o sentimento de estarem a lutar contra algo que desconhecemos e que modificou substancialmente as nossas vidas?

Provámos, mais uma vez, que pelos nossos utentes fazemos tudo o que for necessário e que seja humanamente possível realizar. A dedicação foi total, com prejuízo próprio, mas temos a certeza de que cumprimos o nosso dever. A maior lição a tirar é que tudo pode mudar a qualquer momento. Só quem está com alma e coração entregue às suas funções é capaz de arregaçar as mangas e agir.

A especificidade dos utentes, pessoas com limitações cognitivas e de mobilidade exigiram cuidados especiais?

A especificidade dos utentes não se reduz a limitações cognitivas e mobilidade reduzida, pois os mesmos apresentam várias outras comorbilidades associadas, o que agrava a sua condição, tornando-os mais sensíveis e vulneráveis, bem como exigindo cuidados muito específicos. Tendo em conta o diagnóstico, mais ou menos grave, dos utentes, estes foram divididos em duas alas, acompanhados de equipas em exclusividade (em espelho), no sentido de melhor os proteger.

 

Sentiu que a sociedade local e as pessoas mais próximas do CPCB interpretaram estas ideias e se mobilizaram em torno da instituição, ou nem por isso?

Nem por isso. Se, por um lado, tivemos quem nos desse alguma ajuda, houve igualmente quem se desinteressasse por completo, chegando mesmo a não cumprir as regras estipuladas e emanadas pelas autoridades competentes, revelando um total desprezo por quem tem tanta falta de ajuda. Fizemos pressão junto das entidades com responsabilidade na área, e na região, e não obtivemos das mesmas qualquer resposta plausível. Sentimo-nos completamente abandonados, com o peso total de procura e aplicação das medidas mais corretas, em cima dos ombros, acrescendo ainda que, apenas, a Autoridade das Condições do Trabalho se lembrou do CPCB, com exigências completamente despropositadas e em situação que entendemos sem sentido e completa ignorância da situação de ameaça que enfrentámos e do problema que estávamos a atravessar.

 

A Taça de Maratonas BTT, uma das iniciativas com forte visibilidade nos últimos anos, está comprometida?

A realização das provas continua a ser da responsabilidade dos clubes e das equipas organizadoras e a nossa presença e participação, à semelhança do que fizemos nas anteriores edições, neste momento, é completamente inviável. Esta participação era de extrema importância em termos sociais e aguardada com bastante expectativa por parte dos utentes. Este era o maior ganho desta Taça de Maratonas.

 

O CPCB tem em curso um protocolo com o Instituto Politécnico de Beja na área da promoção do boccia. Como está e evoluir o processo?

O boccia, como desporto adaptado, tem impacto positivo no cumprimento da missão do CPCB, contribuindo para a prevenção, habilitação e reabilitação de crianças, jovens e adultos com problemas neuromotores. Neste sentido, o protocolo tem a intenção de promover uma cultura de inclusão, com a colaboração de estagiários da área de desporto, na planificação de torneios e de encontros desportivos. Esta parceria irá favorecer o nível de competição dos atletas de boccia do CPCB e permitirá a aquisição de novos equipamentos e apoios para a prática da modalidade.

 

Que retorno em termos de socialização e inclusão têm identificado com a participação nos Torneios de futsal adaptado, organizados pela Associação de Futebol de Beja?

O desporto adaptado tem vindo, de forma gradual, a ganhar protagonismo enquanto ferramenta de inclusão. A interação desportiva fomenta a igualdade dos praticantes, atenuando barreiras e desmistificando preconceitos. A nossa equipa de futsal (Caobola), para além da situação desportiva, exalta as qualidades de cada um dos atletas e enaltece o espírito de equipa e de entreajuda. Os torneios facilitam a socialização, proporcionam a partilha de experiências e o convívio com outros atletas e equipas técnicas de outras instituições congéneres do distrito.

 

Os picadeiros da Horta de Todos mantêm uma importante atividade de terapias equestres direcionadas aos vossos utentes e à comunidade em geral...

Claro que sim, a atrelagem adaptada e hipoterapia abrangem muitos utentes da instituição e a equitação com fins terapêuticos, a hipoterapia, vem dar uma resposta com muita procura no distrito. A realização deste tipo de apoios, desenvolvidos por profissionais especializados, marca a qualidade da nossa oferta à comunidade nesta área.

Comentários