Diário do Alentejo

Fundação Inatel prevê retoma das atividades desportivas

05 de junho 2020 - 14:25
Formação do LouredenseFormação do Louredense

“Uma palavra de esperança e de tranquilidade relativamente ao futuro das atividades desportivas da Fundação Inatel, assim como de expectativas moderadas relativamente às previsões de retorno à atividade normal”. Eis a essência da mensagem dirigida aos seus associados pelo diretor do Departamento de Beja, António Vinagre.

 

Texto Firmino Paixão

 

Numa mensagem dirigida a todos os associados e dirigentes dos centros de cultura e desporto tutelados pela Fundação Inatel, a que o “Diário do Alentejo” teve acesso, o dirigente local António Vinagre recordou que, como é do conhecimento público, “todas as atividades sócio competitivas de âmbito desportivo organizadas pela Fundação Inatel foram canceladas, por imposição desta nova realidade social que vivemos”. O novo coronavírus e a doença por ele provocada, a covid-19, considerou António Vinagre, “trouxeram à sociedade a necessidade, primeiro, de confinamento e isolamento social, agora de distanciamento, com o reforço das devidas precauções sociais”.

 

Desta nova realidade, garante o documento, “derivou a necessidade do cancelamento das atividades. Uma decisão que se baseou em fatores de diversa ordem, nomeadamente: saúde pública e impositivos legais estabelecidos de forma a controlar a pandemia pelas entidades reguladoras da saúde”. Em causa estiveram também questões legais, “no que concerne à cobertura do seguro desportivo” e a “incerteza sobre a possibilidade de reabertura das instalações desportivas, como forma de possibilitar o regresso aos treinos primeiramente e à competição depois”.

 

“A integridade física dos participantes, que após longo tempo de paragem necessitariam de uma preparação mais longa, por forma a precaver lesões” e o “alinhamento com o resto da atividade desportiva, federada e não federada”, pesaram igualmente na decisão de cancelar as provas.

 

É ainda garantido, no mesmo documento, que a Fundação Inatel “está ao lado dos seus associados, coletivos e individuais, e das suas preocupações. Nesse sentido, está ser preparado um pacote de medidas para que, aquando do regresso à prática [desportiva], possamos em conjunto fazer face às dificuldades criadas pela experiência vivida nos últimos meses, bem como ao impacto que terão nos tempos próximos”.

 

Por outro lado, ficou também a garantia de que a instituição “tudo fará” para que, em outubro, “seja possível retomar à possível normalidade, mas conscientes que, neste momento, ainda existem muitos cenários possíveis para este retorno e que isso poderá provocar ainda algumas adaptações”. Desta forma, prossegue o documento assinado por António Vinagre, “oportunamente será divulgado esse pacote de medidas junto de todos os interessados, bem como uma calendarização provisória do lançamento da próxima época”.

Recorde-se que também o diretor do departamento desportivo, professor João Ribeiro, tinha dito recentemente ao “Diário do Alentejo”, que o cariz social das competições “tem um papel fundamental para que a Fundação Inatel avalie todas as condições [para retomar as atividades desportivas]. No entanto, iremos sempre condicionar as nossas decisões com a premissa de salvaguardar as questões de saúde pública”.

 

Na edição 2019/2020, da Liga de Futebol de 11 da Fundação INATEL estavam em prova 28 equipas (25 do distrito de Beja e três do distrito de Setúbal), representando outros tantos centros de cultura e desporto. As competições foram suspensas dia 11 de março e canceladas no dia 12 do mês em curso. O dirigente nacional tinha garantido, em entrevista ao nosso jornal, que o quadro competitivo da Fundação Inatel “é complexo e diferenciado, de distrito para distrito, pelo que analisaremos cada situação, conjuntamente com os demais ‘Inatel locais’, de forma a avaliar qualquer medida relativamente ao mérito das equipas”.

 

O Povoense, vencedor da Taça e da Supertaça em 2018/19, o Louredense (na foto) e o Alvaladense (campeão em título), eram os líderes das três séries, à data da suspensão. Alfundão e Faro do Alentejo seriam os finalistas da edição deste ano, da Taça Fundação.

Comentários