Diário do Alentejo

Covid-19: DGS corrige informação relativa a morte no Alentejo

04 de abril 2020 - 12:50

Em 24 horas, a Direção-Geral de Saúde (DGS) voltou atrás e corrigiu uma informação que ontem havia sido adiantada pela própria Direção-Geral de Saúde: afinal, até agora, ainda não se regista qualquer morte por covid-19 no Alentejo. O número de doentes na região é agora 63, mais um do que ontem.

 

Fonte contactada pelo “Diário do Alentejo” admite que a DGS tenha contabilizado um “caso suspeito” no relatório epidemiológico divulgado ontem. Caso suspeito  cuja causa de morte, depois de realizada a autópsia, acabou por não ser atribuída à covid-19. Explicação idêntica foi dada ao início da tarde de hoje, em conferência de imprensa, pela ministra da Saúde, Marta Temido, referindo que os indícios de morte associada à convid-19 não foram confirmados pela autópsia.

 

Dos 63 casos positivos registados pela Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA), 15 residem no concelho de Évora e sete no de Reguengos de Monsaraz. Em Beja encontram-se contabilizados três casos positivos, tantos como em Serpa, onde uma das situações se refere a uma idosa de um lar de Vila Verde de Ficalho que se encontra internada no Hospital de Beja.

 

A Câmara de Mértola confirmou, entretanto, ter sido registado o primeiro caso positivo de covid-19 no concelho. Trata-se de uma utente do Centro Social dos Montes Altos, freguesia de Santana de Cambas, que está internada no Hospital de Beja. "Após a confirmação oficial pela Direção Geral de Saúde foram de imediato acionados os procedimentos adequados à situação. As instalações do Centro Social dos Montes Altos foram encerradas, e os/as utentes e funcionários/as irão permanecer no interior do edifício, até serem efetuados os testes a todos e a todas", revela o presidente da autarquia, Jorge Rosa.

 

Numa informação à população a autarquia recomenda aos municípios que se "mantenham em isolamento profilático e serenos, até serem divulgados os resultados dos testes efetuados à Covid 19".

 

 

 

 

Comentários